Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/12/13 às 20h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

4ª Unidade Móvel de Saúde da Mulher será entregue nesta terça-feira

COMPARTILHAR

Mais de 100 mil exames foram realizados nas três carretas da SES/DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) entrega nesta terça-feira (10), às 10h, a quarta Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que atenderá inicialmente moradoras da comunidade de Arniqueiras, em Taguatinga. A carreta ficará estacionada até quinta-feira (12), em frente à Prefeitura Comunitária, entre o DF Digital e a Escola Classe.

A nova Unidade Móvel acompanhará as ações do GDF Junto de Você e outras iniciativas promovidas pela SES/DF. De Arniqueiras, a carreta seguirá para o Gama, na sexta-feira (13), onde permanecerá até o dia 18 de dezembro, para realização de exames como mamografias e ecografias. Os preventivos de câncer de colo de útero poderão ser feitos nos centros de saúde, de segunda à sexta-feira.

“A carreta é equipada com consultórios, sala de exames, espaço para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia. São feitas ecografias de tireoide, mamária, gestacional, transvaginal, abdômen total e pélvica”, explica a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.

Desde o dia 8 de março de 2012 nas três carretas da mulher foram feitos 103.210 exames. Desse total, 35.341 são mamografias, 36.677 ecografias e 31.192 preventivos. “É uma satisfação chegarmos a esse quantitativo. Parabenizo, em especial, os enfermeiros da Atenção Primária das Regionais de Saúde pelo empenho na realização dos preventivos”, declara Rosalina.

A carreta da mulher disponibiliza 150 exames por dia. São 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero. Mulheres que necessitam fazer os exames devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Quem não possuir o cartão deve levar os documentos de identificação. Para exame de ultrassonografia é necessário apresentar requisição médica, feita nas unidades de saúde da SES/DF.

A Carreta 1 encerrou nessa segunda-feira (09) 15 dias de atendimentos em São Sebastião e segue para Sobradinho II, ao lado da Administração Regional, onde ficará a partir desta terça-feira (10) até o dia 20 de dezembro. A Carreta 2 fica no Cruzeiro Velho, ao lado do Centro de Saúde nº14, até sexta-feira (13). Segunda-feira (16) seguirá para a Vila Planalto e ficará estacionada até dia 20 de dezembro próximo ao Centro de Saúde nº15. A Carreta 3 está na Vila Telebrasília, ao lado da igreja católica, e encerra as atividades no dia 20 de dezembro.

Leidiana Fonseca, 42 anos, trabalha como manicure em um salão de beleza em São Sebastião e aproveitou a Carreta da Mulher para realizar os exames que tinha guardado na bolsa há algum tempo. “Essa foi uma oportunidade única para fazer os exames. Nem precisei me deslocar muito do meu local de trabalho. Uma verdadeira benção”, comenta.

Dina Mara, 46 anos, recém-chegada em São Sebastião, afirma estar satisfeita. “Me senti importante, é um privilégio este tipo de atendimento, fiz ecografia, prevenção e mamografia, tudo de uma vez. Fui muito bem atendida”, complementa Dina Mara.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...