Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/20 às 8h50 - Atualizado em 5/06/20 às 8h54

7.258 testes rápidos para a Covid-19 foram feitos nesta quinta-feira (4)

COMPARTILHAR

Ação por drive-thru confirmou 554 infecções do novo coronavírus

 

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

 

A Secretaria de Saúde continua testando a população do Distrito Federal para avaliar o cenário epidemiológico de infecções pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Nesta quarta-feira (4), os dez pontos de drive-thru montados em dez regiões administrativas receberam 7.258 brasilienses que fizeram o teste rápido para a Covid-19. A doença foi confirmada em 554 pessoas. Somando todos os dias da ação, que começou em 21 de abril, 152.419 testes foram aplicados com 5.462 confirmações.

 

As duas unidades que mais registraram a doença, na ação de ontem, foram os postos do Paranoá (que recebe os moradores da região, São Sebastião, Itapoã, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e Lago Sul), com 91 infecções confirmadas e de Ceilândia (que também recebe habitantes do Pôr do Sol e do Sol Nascente) que testou 84 casos positivos. Somados todos os dias da ação, a unidade montada na faculdade Iesb, em Ceilândia, apresenta os maiores registros desde o início da ação, com 785 pessoas infectadas seguida pelo drive do Paranoá que testou 712 casos. Abaixo os números desta quinta-feira e o acumulado desde o início da testagem:

 

 

A Secretaria de Saúde lembra que o teste é indicado para pessoas sintomáticas e que a realização do exame rápido, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus, não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

 

Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

ATENDIMENTO – A testagem por drive-thru ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Para fazer o teste é necessário fazer um cadastro no site testa.df.gov.br. Após se cadastrar, o usuário pode agendar o exame na unidade que atende a região em que reside.

 

O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar novamente na página da Testagem em Massa e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

 

Os brasilienses que chegarem aos pontos de testagem com sintomas mais agravados têm a possibilidade de fazer o teste swab – quando coleta-se material da garganta e do nariz com um cotonete, para a amostra ser analisada em laboratório. Nesse caso, o resultado sai em até 48 horas.

 

Em circunstâncias mais graves, o paciente já pode ser direcionado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19. A Secretaria de Saúde frisa que todos os casos confirmados devem ser notificados.

 

Arte: Rafael Ottoni

Leia também...