Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/16 às 15h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Abertas inscrições para nove cursos na Escola de Governo

COMPARTILHAR

Capacitações para servidores têm temas como atendimento ao cidadão e ética

BRASÍLIA (22/1/16) – Estão abertas as inscrições para nove cursos voltados para servidores públicos na Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). Entre os temas estão Atendimento ao cidadão, ética e serviço público, gestão de projetos e legislação aplicada à logística de suprimentos. Interessados devem se cadastrar até 14 de fevereiro pelo site.

Atendimento ao cidadão – Turma 01/2016

Período de realização: de 22 de fevereiro a 14 de março de 2016.
Carga horária: 20 horas.
Objetivos de aprendizagem: Ao final do curso o participante deverá ser capaz de: explicar a importância do bom atendimento ao cidadão pelos servidores públicos, a partir da apreensão de conceitos relacionados ao serviço público e ao atendimento; identificar as competências essenciais necessárias ao servidor para oferecer atendimento e tratamento de qualidade ao cidadão; e considerar os princípios éticos e legais do serviço público em sua prática no atendimento ao cidadão, de modo a contribuir para a construção de uma boa imagem do serviço público.

Ética e serviço público – Turma 01/2016
Período de realização: de 22 de fevereiro a 7 de março de 2016
Carga horária: 10 horas.
Objetivos de aprendizagem: Ao final do curso o participante deverá ser capaz de reconhecer a dimensão ética de sua atividade profissional; e considerar a dimensão ética na resolução de problemas no serviço público.

Gestão de Projetos – Turma 01/2016
Período de realização: de 22 de fevereiro a 28 de março de 2016.
Carga horária: 24 horas.
Objetivos de aprendizagem: Identificar os conceitos relativos a projetos, operações, programas, portfólios e gerenciamento de projetos; identificar os conceitos relativos a partes interessadas, competências necessárias ao gerente de projetos, áreas de conhecimento, grupos de processos, ciclo de vida, fases de projetos e metodologias de gerenciamento de projetos; identificar os conceitos relativos aos grupos de processos de gerenciamento de projetos.

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos – Turma 01/2016
Período de realização: de 22 de fevereiro a 18 de abril de 2016.
Carga horária: 40 horas.
Objetivos de aprendizagem: Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de: formalizar o contrato administrativo de acordo com as normas aplicáveis; promover as alterações contratuais necessárias dentro dos limites fixados em lei; manter o equilíbrio econômico financeiro do contrato ou reequilibrá-lo, conforme o caso; identificar a conveniência ou obrigação de rescindir ou anular o contrato administrativo; aplicar sanções administrativas pelo descumprimento do contrato.

Gestão Estratégica com uso do BSC – Turma 01/2016
Período de realização: de 22 de fevereiro a 21 de março de 2016
Carga horária: 20 horas.
Objetivos de aprendizagem: Definir os principais aspectos conceituais do planejamento e da gestão estratégica; descrever as principais etapas para a estruturação do planejamento estratégico institucional; organizar os principais elementos do referencial estratégico; contribuir de forma criativa para a potencialização dos planos estratégicos e dos processos decisórios em sua organização; capacitar servidores para a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação do planejamento estratégico organizacional, considerando a Análise SWOT, os fundamentos do Método Balanced Scorecard e a elaboração e acompanhamento dos indicadores e metas.

Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira – Turma 01/2016
Período de realização: de 22 de fevereiro a 21 de março de 2016.
Carga horária: 20 horas.
Objetivos de aprendizagem: Identificar a gestão por competências como ferramenta eficaz para concretizar os objetivos estratégicos da organização; analisar a gestão por competências como instrumento promovedor de inovação, aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos e das equipes; e discutir as diretrizes de planos de carreira no âmbito do Poder Executivo Federal com enfoque da gestão por competências.

Legislação Aplicada à Logística de Suprimentos – Turma 01/2016
Período de realização: de 22 de fevereiro a 4 de abril de 2016.
Carga horária: 30 horas.
Objetivos de aprendizagem: Adotar de forma adequada as normas e regras dos processos de aquisição no setor público, a partir da reflexão crítica da legislação de suprimentos.

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – Turma 01/2016
Período de realização: de 22 de fevereiro a 14 de março de 2016.
Carga horária: 20 horas.
Objetivos de aprendizagem: Capacitar os Servidores do Governo do Distrito Federal a utilizarem as mudanças trazidas pela Nova Ortografia; proporcionar a matéria dentro da realidade dos treinados permitindo que eles utilizem o conteúdo estudado nos objetivos funcionais e também nos pessoais de maneira clara e objetiva.

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do DF – Turma 01/2016
Período de realização: de 22 de fevereiro a 7 de março de 2016.
Carga horária: 10 horas.
Objetivos de aprendizagem: Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de: coletar, organizar, processar, armazenar, recuperar e disseminar dados e informações de normas jurídicas do Distrito Federal.

Transparência, ética e controle social – Turma 01/2016
Período de realização: de 22 de fevereiro a 14 de março de 2016.
Carga horária: 36 horas.
Objetivos de aprendizagem: Sensibilizar, mobilizar e instrumentalizar os servidores públicos do Governo do Distrito Federal sobre a necessidade de promover uma gestão pública pautada pelos valores do Estado Democrático de Direito, baseada na conduta orientada pelos princípios da ética, da transparência, da participação e do controle social.

Leia também...