Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/13 às 19h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Alunos da ESCS orientam sobre Prevenção e Combate à Hipertensão

COMPARTILHAR

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial será lembrado nesta sexta-feira (26) pela Liga de Hipertensão Arterial da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Estudantes atenderão a comunidade a partir das 8h até às 12h, n prédio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), no Setor Médico Hospitalar Norte. Orientados por docente-médico, os alunos vão aferir a pressão arterial e orientar sobre prevenção, controle de hipertensão arterial e fatores de risco cardiovasculares.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. Em torno de 300 mil pessoas morrem, principalmente, por causa de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O problema coloca o Brasil entre os dez países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares, que estão ligadas a falta de prevenção da hipertensão arterial.

Conhecimento
Para o estudante do segundo ano de Medicina e vice-presidente da Liga, Wilton Martins, esta ação é uma forma de retornar o investimento oferecido pela Escola Superior pública à sociedade. “É uma forma de repassarmos nossos conhecimentos à comunidade e também praticarmos aquilo que vimos na teoria, contribuindo para a melhoria da saúde coletiva”, ressalta.

A docente e coordenadora do grupo, Mouranilda Schleicher, afirma que ações como essas são oportunidades para que os estudantes conheçam outras realidades, além de disseminarem informações imprescindíveis para a manutenção da saúde de toda a população. “Realizamos essas atividades em órgãos públicos e privados. Além disso, atuamos em comunidades mais carentes fora do Plano Piloto e que aproveitam de forma completa as nossas orientações”, declara. Para a coordenadora, participar desses eventos é uma forma de saber mais sobre a hipertensão e outras doenças ligadas a esse problema como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, entre outros.

Renata Madeira