Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/16 às 18h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Alunos do Corpo de Bombeiros fazem estágio nos hospitais da rede pública

COMPARTILHAR

Curso ensina alunos a dar os primeiros  atendimentos às vítimas

BRASÍLIA (12/04/16) – Militares do Corpo de Bombeiros do DF passaram a manhã desta terça-feira (12) na unidade de queimados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A visita faz parte do curso de Socorro de Urgência em Atendimento Pré-Hospitalar, realizado pela corporação para qualificar os alunos quanto as ocorrências para as quais podem ter que atender no exercício da função.

O sargento e instrutor do curso, Manoel Carvalho, destacou a importância desta troca para os  alunos. “São muito válidas essas visitas, pois eles aprendem o que é melhor em termos de manejo e os cuidados necessários para estabilizar os sinais vitais da vítima, dentro da ambulância, antes de chegar ao hospital”, ressaltou.

A capacitação, que ocorre duas vezes por ano, é dividida em três fases: teórica, prática e estágios. Nesta segunda-feira (11), a última fase foi iniciada, com previsão de término no dia 26 de abril. Participam cerca de 30 alunos e a duração é de 45 dias.

Na semana de estágio, que é realizado na rede pública de saúde, a turma é dividida em grupos de até seis alunos, sempre acompanhados pelo instrutor durante visita às unidades. No Hran, os alunos presenciam os atendimentos prestados aos pacientes na sala de curativos, centro cirúrgico específico e enfermarias.

Os participantes também visitam o Hospital Vicente de Paulo (HSVP), o Centro Obstétrico do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), o Centro de Trauma do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e a base do Serviço de Atendimento Móvel do DF (Samu).