Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/18 às 19h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Após decisão favorável, Base concluirá contratações nos próximos dias

COMPARTILHAR

 

 

Após decisão favorável do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que autorizou o Instituto Hospital de Base (IHB) a retomar as contratações dos 774 aprovados nos dois processos seletivos da instituição, a previsão é que os profissionais selecionados sejam chamados já nos próximos dias, assim que os certames sejam concluídos.

 

A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (16), pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e pelo diretor-presidente do IHB, Ismael Alexandrino, durante coletiva de imprensa no instituto.

 

“Agora vamos concluir esse processo muito tranquilamente para poder contratar essas pessoas”, afirmou Fonseca. “Existe um pequeno prazo de recurso e, logo depois, vamos iniciar essas contratações. Estamos falando de alguns dias para iniciar a chegada desses novos profissionais no instituto. Acredito que poderemos, no mais tardar, na semana que vem, termos esses novos profissionais trabalhando aqui”, destacou.

 

De acordo com Ismael Alexandrino, o segundo processo seletivo, relacionado à contratação de 66 profissionais, será reiniciado nesta terça-feira (17) com a apresentação de documentos dos que já passaram pelas demais etapas do certame.

 

Quanto ao primeiro processo, referente a 708 contratações, ainda é necessária uma divulgação do resultado global das provas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe/Cespe), que organizou o processo.

 

“Cumprido o prazo de recurso, nós acolheremos todas as documentações para tramitarmos imediatamente todas as contratações”, explicou Alexandrino.

 

Além disso, também é previsto um terceiro processo seletivo, com 47 vagas direcionadas a pessoas com deficiência, para vários cargos.

 

“Nós ainda o colocaremos na praça, mas primeiro vamos caminhar com os dois processos anteriores. Por ordem, a gente acelera eles, principalmente o segundo, e talvez ainda este mês colocaremos mais um novo processo disponível”, ressaltou Ismael Alexandrino.

 

LEITOS – Com a contratação dos novos profissionais ao IHB, o secretário de Saúde garante que 107 leitos poderão ser reabertos no instituto gradativamente.

 

Outro ponto positivo é que após a saída dos cerca de 500 servidores do Base – que optaram em deixar o instituto devido à mudança do modelo de gestão – Fonseca assegura que eles poderão ser realocados para outras unidades hospitalares da rede pública.

 

“Então, as contratações não beneficiarão somente o Base. Isso também vai ajudar a abrir mais cerca de 180 leitos na rede. Junto com as 1.485 nomeações que nós fizemos no início deste mês, teremos a possibilidade de abrir leitos também nas unidades regionais de saúde”, informou Humberto Fonseca.

 

DECISÃO – As ações que impediam as contratações no Base foram movidas pelo Ministério Público do Trabalho e questionavam pontos como suposta falta de publicidade e de respeito ao prazo para pessoas com deficiência apresentarem documentação.

 

Contudo, o Tribunal Superior do Trabalho deferiu, nesta segunda-feira (16), os recursos impetrados pelo governo de Brasília, que pediu a suspensão das decisões que barraram as seleções.

 

“Comemoramos a decisão do TST, a mais alta corte de direito do trabalho do Brasil, que reconheceu a constitucionalidade do modelo do Instituto Hospital de Base”, ressaltou o secretário de Saúde.

 

 

TEXTO: Leandro Cipriano, da Agência Saúde
FOTOS: Mariana Raphael

 

 

Coletiva no Instituto Hospital de Base - 16/4/18