Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/16 às 20h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Após troca de ar condicionado, HRPa volta a realizar cirurgias

COMPARTILHAR

Unidade fará esforço concentrado para atender pacientes que aguardam na fila de espera

BRASÍLIA (07/10/16) – O Hospital Regional Leste (HRL), antigo Hospital Regional do Paranoá (HRPa), retomou as cirurgias que haviam sido interrompidas, há duas semanas, devido a falta de ar condicionado nos centros cirúrgicos. Com a troca de 11 dos 12 compressores que compõem o sistema de refrigeração da unidade, já foi possível nesta sexta-feira (7) realizar cirurgias de emergência. A prioridade agora é a realização de um esforço concentrado para atender os pacientes que aguardam na fila.

A estratégia é que os cerca de 24 profissionais, que compõem a equipe cirúrgica, realizem, em média, 35 procedimentos por semana, sendo eles: ortopédicos (mão e coluna), de ginecologia e obstetrícia e geral.

O diretor administrativo do HRL, Abílio Castro, conta que, mesmo com a queima dos compressores, dos 35 pacientes que aguardavam por uma cirurgia, 25 foram atendidos. ” Nesse período realocamos duas salas para o Hospital de Base do Distrito Federal [HBDF], sendo uma de cirurgia e outra de apoio. Com isso, chegamos a média de três cirurgias diárias”, esclarece.

Abílio reforça que a estrutura montada no HBDF será desmontada até este domingo (09) para poder ser recolocada na unidade de origem.

“Realizamos vários serviços relacionados ao sistema de refrigeração, como a limpeza geral de toda tubulação de ar condicionado do hospital, reposição de gás e calibragem dos compressores, além da configuração do quadro eletrônico de comando do sistema”, explica o diretor.

Veja as fotos aqui