Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/21 às 9h55 - Atualizado em 17/03/21 às 15h10

Atenção Primária mobiliza-se para ampliar apoio estratégico no enfrentamento da pandemia

COMPARTILHAR

Objetivo é dar todo o suporte para reduzir a possibilidade de agravamento dos casos e a busca por internação nos hospitais

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A Coordenação de Atenção Primária mobiliza esforços para ampliar o acolhimento dos sintomáticos respiratórios e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução da pressão assistencial na porta dos hospitais, bem como organizar ações emergenciais de apoio à desospitalização de pacientes.

 

“Vamos melhorar o atendimento desses pacientes na Atenção Primária e fortalecer os processos de trabalho para evitar que eles cheguem ao hospital. Queremos fazer com que o hospital de fato consiga dar atenção aos pacientes mais graves”, explica o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

 

Atenção primária foi responsável por mais de 4 milhões de atendimentos na rede – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O objetivo é otimizar os fluxos da rede, qualificar os processos e mobilizar todas as parcerias possíveis, porque, segundo ele, o momento exige uma reorganização do serviço prestado na Atenção Primária e maior atenção para a Covid-19.

 

Balanço

 

Em 2020, a Atenção Primária realizou, ao todo, 4.431.734 procedimentos. Além disso, foram realizados 2.291.320 atendimentos, sendo 301.363 atendimentos em síndrome gripal. Também ocorrem 277.657 visitas domiciliares.

 

Hoje, a rede pública de saúde conta com 593 equipes de Estratégia Saúde da Família, 259 equipes de saúde bucal, 14 equipes de saúde prisional, três equipes de Consultório na Rua e 33 equipes do Núcleo de Atenção em Saúde da Família (NASF).

 

Em 2020, foram inauguradas três novas unidades básicas de saúde, sendo elas: a UBS 3 da Fercal, UBS 11 de Samambaia e UBS 3 do Recanto das Emas. Além da reforma completa da UBS 8 de Ceilândia. Para 2021, está prevista a inauguração de mais seis UBSs.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: