Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/20 às 12h24 - Atualizado em 5/03/21 às 10h54

Atendimento Ambulatorial em Genética

COMPARTILHAR

Unidade de Genética do Hospital de Apoio de Brasília

 

Descrição:

O Hospital de Apoio de Brasília é referência em genética e doenças raras ofertando atendimento aos usuários com as seguintes doenças:

  • Triagem Neonatal (Hiperplasia adrenal congênita, Deficiência de Biotinidase, Fenilcetonúria, Galactosemia e erros inatos do metabolismo) de 0 a 12 meses;

  • Dismorfias, Genética Geral/Deficiência Intelectual, Distúrbios Neuro musculares. De 10 a 12 anos;

  • Oncogenética, Genética Geral, Doenças de Fabry, Gaucher e Pompe. Acima de 13 anos;

  • Endocrinologia Pediátrica geral, baixo/alto peso e estatura desde que encaminhado por geneticistas;

  • Erros Inatos do Metabolismo em internados na Rede SES/DF, genética geral urgente e genitália ambígua. Paciente de 0 a 9 anos.

Requisitos:

Os atendimentos ambulatoriais são feitos através de encaminhamento médico.

Observação: Para o teste do pezinho alterado o serviço de genética entrará em contato com a família/maternidade.

Documentos:

Documento de identificação dos pacientes e seus responsáveis, encaminhamento médico e comprovante de residência.

Formas de acesso:

As consultas para todos os atendimentos, com exceção das doenças diagnosticadas no teste do pezinho, se darão por marcação presencial ou através de telefone Whatsapp 9172-1842 (somente mensagens).

Para as consultas oriundas de exames do teste de triagem neonatal (teste do pezinho) alterados, a marcação é realizada diretamente pelo serviço de referência do Hospital de Apoio de Brasília.

Endereço: AENW 03, lote A Setor Noroeste CEP: 70.684-831 (ao lado do Hospital da Criança)

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira das 7:00 às 12:00 e 13:00h às 18:00 Telefone: 2017-1252 (esclarecimentos de dúvidas).


Hospital Regional da Asa Norte

 

Descrição:

Oferece os serviços: Ambulatório de Síndrome de Down e fenda palatina. Idade infantil; Terapia de Ambulatório de Síndrome de Down e fenda palatina. Idade infantil; Terapia de Infusão e reposição Endovenosa a pacientes com doenças de Fabry, Gaucher e Pompe.

No caso da Terapia de infusão e reposição venosa para a pacientes com doenças de Fabry, Gaucher e Pompe. Há a necessidade de consulta médica com a Genética e posterior indicação da terapia.


Hospital da Criança de Brasília

Descrição

A Genética do Hospital da Criança de Brasília tem o papel de apoiar na assistência aos pacientes já em acompanhamento por uma especialidade matriz no HCB com suspeita ou diagnóstico de doenças neurogenéticas, imunológicas primárias, predisposição ao câncer, doenças de depósito lisossômico, dismorfologia, erros inatos do metabolismo, ou ainda com necessidade de aconselhamento genético.

Atua ainda no suporte à Rede-SES por meio de atendimentos, na modalidade “Parecer especializado” (PE), a crianças e adolescentes, que estejam internados em outras unidades, com necessidade de rápida avaliação por esta especialidade, para tomada de decisão clínica.

Destinatários dos Serviço

Pacientes já em acompanhamento por uma especialidade matriz no HCB com critérios para avaliação em dismorfologia, erros inatos do metabolismo, oncogenética, neurogenética, imunogenética, e aconselhamento genético.

Crianças e adolescentes, com idade entre maiores de 28 dias a menores de 19 anos, que estejam internados em outras unidades da Rede-SES, para os quais esteja solicitado e indicado o atendimento como “Parecer especializado” (PE).

Requisitos

Caso o paciente apresente condições clínicas detalhadas no tópico acima e esteja com consulta agendada no HCB.

Documentos

Documento de identificação oficial dos pacientes e seus responsáveis e a Certidão de nascimento da criança.

Previsão de Atendimento

Os agendamentos prioritários são destinados aos pacientes portadores de doenças genéticas tratáveis e/ou que causem risco de vida.

Não há previsão de atendimento pré-definida; as consultas são agendadas conforme grau de prioridade do paciente, tempo em que está aguardando. Os pacientes são convocados de acordo com a disponibilidade de vagas.

Forma de prestação do serviço

Como citado anteriormente, a especialidade Genética é considerada um serviço de apoio, atuando como apoio matricial, e desta forma não são oferecidas vagas à central de regulação.

Ouvidoria

A Ouvidoria do HCB funciona das 08h às 17hs para atendimento presencial; através da Central de Atendimento 162, em caso de atendimento telefônico; e, disponibiliza ainda o site www.hcb.org.br ou www.ouv.df.gov.br para registros através da internet.

 


Unidade de Genética do Hospital Materno Infantil

 

Leia também...