Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/08/13 às 13h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Aumenta o número de cirurgias da Urologia no HRPa

COMPARTILHAR

Desde maio, foram realizados mais 12 procedimentos

O número de cirurgias urológicas do Hospital Regional do Paranoá (HRPa) vem aumentando tanto em quantidade quanto em diversidade. Ao todo foram implantados 12 novos procedimentos além dos já realizados. Desde maio a equipe vem se empenhando para realizar o maior número de cirurgias.

Todas as terças-feiras, na parte da manhã, uma sala do centro cirúrgico é disponibilizada exclusivamente para essas cirurgias. “Antes não tínhamos uma sala reservada para esse tipo de procedimento, hoje além de uma sala temos uma equipe totalmente preparada para realizar todos esses procedimentos”, conta o urologista, Rodrigo Braz.

Nesse período já foram realizadas: 03 Prostatectomias Transvesicais, 02 Nefrectomias Radicais, 01 Nefrectomia Parcial, 02 Colocações de Próteses Penianas, 01 Colocações de Sling, 02 Colocações de Esfíncter Artificial Masculino, 06 Varicocelectomias, 02 Reversões de Vasectomias, 03 Hidrocelectomias, 15 Postectomias,  02 Orquidopexias e 01 Orquiectomia.

Em média são realizadas 30 vasectomias por mês, no último ano foram realizadas aproximadamente 300 cirurgias desse tipo. Na terça-feira (06), será realizada uma cirurgia demonstrativa inédita no HRPa, a vaporização prostática transuretral com o equipamento Plasma Button.

Estão sendo realizadas as cirurgias de reversão de vasectomia, nefrectomia parcial e radical, colocação de sling, prostectomia transvesical, entre outros. Na terça-feira (30) será realizado uma cirurgia demonstrativa inédita no HRPa, a vaporização prostática com o equipamento Plasma Button.

“Estamos trabalhando muito para atender o maior número de pacientes que precisam dessas cirurgias, é muito importante esse trabalho, pois muitas pessoas estão sendo beneficiadas”, comemora o urologista Ulisses Costa. O Hospital do Paranoá também conta com um novo centro cirúrgico de Proctologia.

 

Jaqueline Chaves