Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/17 às 12h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Aumenta realização de cirurgia bucomaxilofacial

COMPARTILHAR

Serviço subiu de quatro para 10 procedimentos mensais

BRASÍLIA (10/5/17) – O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) ampliou o número de cirurgias bucomaxilofaciais realizadas na unidade. A expansão foi possível a partir do reforço da equipe com a chegada, em abril, de mais dois dentistas especializados em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Com o acréscimo dos novos profissionais, o serviço que antes operava quatro pacientes por mês, saltou para 10. Esse tipo de assistência também é ofertado no Hospital de Base.

Essa especialidade odontológica trata as doenças da cavidade bucal, face e pescoço. Por isso, o procedimento cirúrgico é voltado para usuários da rede pública de saúde que tenham lesões na face decorrentes de acidente, que apresentem tumor e infecção de origem dentária ou sejam portadores de alguma deformidade facial.

No HRSM, o serviço é oferecido há seis anos na Unidades de Odontologia, responsável pelas cirurgias menores e outros procedimentos odontológicos. Operações de maior porte são realizadas, há três anos, pela Unidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Desde a inauguração da assistência o trabalho é feito em parceria com o Hospital de Base (HBDF). Até 2015, a equipe do HRSM contava com cinco dentistas.

Desde 2017, a assistência do Hospital de Santa Maria é prestada por sete dentistas, três deles especializados em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. A partir de então, os atendimentos saltaram para 10 pessoas por mês. Além deles, há também o suporte de outros dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que auxiliam nas cirurgias orais menores – como é o caso da retirada dos sisos -, e a equipe de apoio, composta pelos técnicos em Enfermagem e os de Higiene Dental.

Marconi Tavares é cirurgião Bucomaxilofacial do HRSM e está na equipe há um ano. “É um tratamento completamente diferenciado que só existe de forma credenciada e formalizada nestes dois hospitais. Por meio dele, corrigimos fraturas de face, fazemos remoção de tumores dos maxilares, drenagem de abscessos de decorrência dentária e correção cirúrgica de deformidades”, explicou o especialista.

SERVIÇO – O atendimento para consultas iniciais, de retorno e os procedimentos orais menores ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As cirurgias em centro cirúrgico são realizadas às terças e sextas-feiras, sempre à tarde. Além da equipe do Hospital de Santa Maria, a população também encontra tratamento com outros 16 profissionais do HBDF.

Para as cirurgias de maior porte, os usuários são encaminhados do Pronto Socorro do HRSM ou do HBDF e, para as menores, os pacientes vêm dos postos de saúde de Santa Maria.