Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/12/13 às 19h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Avanço em serviços de saúde do Núcleo Bandeirante

COMPARTILHAR

Atendimento a emergências na UPA esvazia emergências dos hospitais

A Saúde avançou em diversos pontos nos últimos anos e uma das localidades beneficiadas foi o Núcleo Bandeirante. A cidade, que dependia dos hospitais regionais em sua totalidade, no que se referia a casos de pronto socorro, passou a contar com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na EPNB, e a reedição do Serviço de Pronto Atendimento no Centro de Saúde 2, na Terceira Avenida.

A UPA é responsável pelas urgências e emergências em clínica médica e pediatria e atende também aos pacientes de cidades próximas e do Entorno. A média é de 450 atendimentos diários com uma taxa de resolutividade de cerca de 95%. Apenas os 5% restantes são encaminhados para os hospitais de referência como o Hospital de Base do DF, Hospital Materno Infantil (HMIB), Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ou Hospital Regional do Guará (HRGu).

A unidade oferece exames de patologia clínica e radiológicos e aplica ou administra todo tipo de medicamento. O acolhimento é feito por meio da classificação de risco, o que faz com que os pacientes mais graves tenham prioridade.

O pronto atendimento do Centro de Saúde do Núcleo Bandeirante apresenta uma estrutura mais simples, sem exames laboratoriais, e em geral recebe pacientes com crise hipertensiva, dores de cabeça, mal estar, febre e gripe. Quando necessário, o paciente é transferido para a UPA ou para o hospital referência.

Além da emergência, a Saúde do Núcleo Bandeirante passou a contar com mais um posto de saúde urbano, na Metropolitana. Com o novo serviço oferecido, os moradores não precisam mais se deslocar ao centro de saúde para consultas, medicações e curativos.

No mesmo posto, na Rua dos Engenheiros, é possível participar de sessões de lian gong três vezes por semana. As inscrições são feitas na própria unidade pela chefia de enfermagem.

Por Arielce Haine, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...