Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/15 às 10h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Bancos de leite precisam de doação

COMPARTILHAR

Queda no estoque este ano é três vezes maior que janeiro e fevereiro de 2014

BRASÍLIA (9/3/15) – Os bancos de leite materno do Distrito Federal estão precisando de doação. Normalmente, todo início de ano há uma baixa de cerca de 10%, devido ao período de férias. Porém, neste ano de 2015, essa queda foi três vezes maior. Enquanto em 2014 foram coletados 2,7 mil litros entre janeiro e fevereiro, no mesmo período deste ano foram apenas 1,9 mil litros.

“Por causa de toda essa diferença, a gente solicita que as mães que estejam amamentando tornem-se doadoras”, o apelo é feito pela coordenadora do Banco de Leite, Miriam Santos. Segundo ela, este alimento é de extrema importância para qualquer criança, principalmente para as internadas nas UTI Neonatais. “É uma forma estratégica para redução da Mortalidade Infantil”, completa.

A coordenadora explica, ainda, que muitas vezes as mães dos bebes prematuros não têm leite suficiente, seja por estar com problema de saúde ou porque são afetadas pelo fato de seus filhos estarem internados há muito tempo. “E esse leite é importante não só para nutrir a criança como para aumentar a imunidade”, diz Miriam Santos.

COMO FAZER – Toda mulher sadia que desejar fazer a doação deve entrar em contato com a central, no telefone 160 opção 4, ou pelos telefones dos bancos de leite. A Secretaria de Saúde conta com serviço de coleta domiciliar, graças a uma parceira feita com o Corpo de Bombeiros, uma vez por semana.

Outras informações: Banco de leite