Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/17 às 21h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Base realiza simpósio sobre doenças do coração e gravidez

COMPARTILHAR

Encontro reuniu cerca de 40 profissionais de saúde

BRASÍLIA (30/6/17) – Os aspectos da gravidez em pacientes com problemas cardíacos, suas complicações e condutas, foi tema do 1º Simpósio de Cardiopatia e Gravidez do Hospital de Base (HBDF), realizado nesta sexta-feira (30), na própria unidade. O encontro reuniu cerca de 40 profissionais de saúde, entre cardiologistas do HBDF, e dos hospitais Materno Infantil e regionais de Taguatinga e da Asa Norte, além de residentes. 

Entre os assuntos abordados no evento destaque para o planejamento da gravidez, métodos contraceptivos, patologias associadas, as alterações hemodinâmicas no período gestacional, assistência no pré-natal, hipertensão arterial, tipos de partos, sempre com foco na melhor indicação para tratamento das gestantes cardiopatas.

Além disso, o evento, organizado pelo cardiologista Luis Carlos Vieira Matos, do simpósio tratou de um tema não usual e apresentou novidades sobre avanço de fármacos, tecnologias e condutas para tratamento destas pacientes com foco na gestação saudável.

“A iniciativa mostra o progresso da medicina em relação às doenças do coração nas mulheres. O que cria uma expectativa de vida melhor, com tratamento qualificado, e resulta em vida longa para a mulher e a diminuição dos empecilhos na gravidez”, explica o cardiologista Osório Luís Rangel.

O grupo de palestrantes incluiu os médicos Zilma Eliane, Ângela Koury, Marilda Gaia, Paula Damasco, Mônica Alves Mesquita, José Flávio Ros, Osório Luis Rangel, José Luiz Gomes, Leonardo Duarte e Hermínio Sousa, além das psicólogas Maria da Consolação e Bárbara Lays.