Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/17 às 21h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Boletim Epidemiológico da Gripe será publicado semanalmente

COMPARTILHAR

Estudo estará disponível sempre às segundas-feiras

BRASÍLIA (10/4/17) – A partir deste mês, a Secretaria de Saúde passará a publicar semanalmente, sempre às segundas-feiras, o Boletim Epidemiológico da Gripe. O intuito é manter a população informada sobre o principal período em que as pessoas adquirem complicações respiratórias decorrentes da enfermidade. O estudo será publicado até agosto deste ano, assim como ocorreu em 2016.

Segundo o boletim, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma complicação decorrente de um quadro de agravamento da Síndrome Gripal (SG). Neste caso, além de apresentar os sintomas gripais como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça ou no corpo, a pessoa apresenta também dispneia (dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta) ou desconforto respiratório e outros.

Tanto a SRAG quando a SG, podem ser causadas por diversos vírus respiratórios, sendo os mais comuns: o vírus sincicial respiratório (VSR), influenza B e influenza A, com seus subtipos A Sazonal, AH1N1 e AH3.

No Distrito Federal, os dados são coletados por meio da Vigilância Universal de casos graves de gripe (casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG) e por meio da Vigilância Sentinela da Gripe. A cada semana é monitorado o número de casos, a coleta de material para os casos e os resultados (painel viral da gripe).