Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/20 às 11h15 - Atualizado em 19/11/20 às 14h03

Cães e gatos estão disponíveis para adoção na Zoonoses

COMPARTILHAR

São 21 animais ao todo. Os cachorros fazem parte de um grupo de animais resgatados

 

JOSIANE CANTERLE

 

 

Para adotar os bichinhos é preciso assinar um termo de responsabilidade – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

 

O canil da Vigilância Ambiental de Zoonoses do Distrito Federal está com 15 cães disponíveis para adoção e outros seis gatos no gatil. Os cães são adultos ou idosos e foram resgatados em situação de maus tratos. Já os felinos são filhotes de cerca de três a quatro meses de idade. Todos estão saudáveis e aptos para adoção.

 

De acordo com o gerente da Zoonoses, Rodrigo Menna, os cachorros são relativamente dóceis. O gestor informa que os animais fizeram parte de um resgate que contabilizou cerca de 250 cães em Vicente Pires, cuidados por uma senhora, e que ficam sozinhos e soltos em um lote, com quase nenhuma convivência com humanos. “É possível ele se adaptar, mas tem que ser aquela pessoa com uma paciência a mais, com um carinho maior e disposta a enfrentar essa missão mesmo”, orienta Menna.

 

Cães estão com vacina em dia e aptos para adoção = Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

 

Também há seis gatos filhotes que estão aptos à adoção. Os animais já passaram por exames para detectar leishmaniose e foram vacinados contra a raiva. Estão todos em condições de serem adotados.

 

Para adotar é necessário apresentar documento de identificação com foto, ter acima de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do animal. É recomendado que os interessados em adotar um dos animais preencham o formulário disponível no site https://www.amigosdazoonoses.com.br/adocao.

 

Todas as orientações para cuidados dos animais são passadas aos candidatos à adoção – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

 

A quem adotar um pet, é preciso realizar exames anuais nos animais, aplicar as vacinas necessárias e administrar vermífugo, além de aplicar remédio contra pulga, carrapato e repelente de flebótomo, conhecido como mosquito palha, transmissor do parasita da leishmaniose visceral canina.

 

A zoonoses está localizada na Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), lote 4, estrada do Contorno Bosque, Noroeste. O horário de visitação é das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

O candidato a adotar um animal deve ser maior de 18 anos – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF