Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/14 às 20h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Campanha de vacinação imuniza contra vírus mais comuns de gripe

COMPARTILHAR

Influenza A (H1N1, H3N2) e B têm sintomas semelhantes

Febre alta, tosse seca, dores no corpo e de cabeça. Esses são alguns sintomas da gripe causada pelos vírus Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), no entanto, já está em plena campanha de vacinação para imunizar cerca de 600 mil pessoas na capital.

Neste sábado (26), a campanha se intensifica em todo o Brasil com a mobilização nacional denominada “Dia D”. Aqui no DF haverá um posto especial na Secretaria Especial do Idoso (estação 122 do Metrô- Asa Sul) e várias unidades de saúde estarão abertas para vacinar aqueles que não podem ir aos postos e centros durante a semana.

A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está acontecendo desde 23 de abril nos postos e centros de saúde de 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A meta é imunizar 603.867 pessoas até o final da campanha, em 9 de maio.

O público-alvo são pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças entre 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacina garante imunização pelo período de 12 meses, mas existem cuidados que podem evitar a contaminação. “A transmissão do vírus ocorre principalmente pelas vias aéreas e contato. O ideal é sempre lavar as mãos e desprezar com cuidado os lenços descartáveis”, disse Cristina Segatto, gerente em Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES-DF.

O vírus da gripe

Os três tipos de vírus imunizados na campanha, são os tipos mais comuns: H1N1, H3N2 e B. Os tipos A H1N1 e B são responsáveis pelas epidemias sazonais e doenças respiratórias que ocorrem em quase todos os invernos.

Além de febre alta (38ºC a 40ºC) com duração entre cinco e três dias, a pessoa também apresenta dores de cabeça e muscular, podendo evoluir para uma pneumonia, por exemplo.

A H3N2 é outro tipo de gripe, porém sazonal e que não apresenta os mesmos riscos da H1N1, apesar de ter sintomas semelhantes como: febre, tosse, faringite, coriza, mialgia e dor de cabeça.

Acesse (aqui) e veja o informe técnico da campanha de vacinação para o ano de 2014.

Serviço:
Endereço Secretaria Especial do Idoso: Estação do Metrô 112 Asa Sul.
Endereço das regionais de saúde do DF (aqui).