Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/13 às 14h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Campanha Eu sou 12 por 8 em Brazlândia

COMPARTILHAR

Valorizar a saúde do coração por meio de exercícios físicos regulares e alimentação balanceada


A forte chuva não impediu a população de procurar o Centro de Saúde 2, onde a campanha de prevenção à hipertensão arterial Eu Sou 12 por 8 foi realizada em comemoração ao quarto aniversário daquela unidade.

“A iniciativa atende a demanda do Grupo de Hipertensão Arterial Sistêmica da SES, a partir de recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Ministério da Saúde para todas as regionais. Todos esses fatores vieram se juntar ao momento festivo em que se encontram a cidade de Brazlândia e o Centro 2, em seus aniversários, divulgando a campanha Eu Sou 12 por 8”, afirmou o médico Victor D’Antônio.

 “Nós, servidores, fomos brindados com o comparecimento da comunidade e das organizações sociais locais, que, acreditamos, foram acolhidas nas suas expectativas e necessidades’, completou Victor.

Com  a chuva, as atividades passaram para o interior das salas e consultórios, em vez das tendas montadas no estacionamento, como ocorreu na parte da manhã. Crianças participaram do evento, aprendendo que a prevenção começa cedo.

Entre exames e consultas, enquanto a equipe servia o lanche saudável – frutas, biscoitos, pipoca, café e chá, surgiu mais um voluntário. Seu Pedro Valmir tirou seus apetrechos da mochila e ofereceu corte de cabelo grátis, masculino e feminino.  Não faltaram clientes.

 “É maravilhoso ser atendida dessa forma, com essa facilidade” – afirmou D. Francisca de Oliveira Brito.  Usuária do Centro 2 ela afirma ser a primeira vez que participa de uma campanha desse tipo.  Perto de completar os 69 anos, hipertensa e diabética, Francisca depende de consultas e de medicamentos do SUS, mora na Vila mas passa grande parte do tempo na roça.

Ezilane Silva do Carmo também mora na Vila, é hipertensa e utiliza o Centro 2.  Ela tinha ido buscar medicamento, viu o movimento e resolveu aproveitar a oportunidade. No supermercado onde trabalha ela pratica ginástica laboral uma vez por semana, mas foi orientada a aumentar a frequência dos exercícios, atenta ao folheto educativo.

– Vou fazer caminhada – comprometeu-se.

Esse é exatamente o objetivo da campanha: valorizar a saúde do coração por meio de exercícios físicos regulares e alimentação balanceada.

Sheila Perru