Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/17 às 17h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Capacitação foca sistemas únicos de Saúde e de Assistência Social

COMPARTILHAR

Esse é o quinto encontro promovido neste ano

BRASÍLIA (29/8/2017) – Assistentes sociais da Secretaria de Saúde participaram, nesta terça-feira (29), da capacitação “Diálogo Sistema Único de Saúde (SUS) – Sistema Único de Assistência Social (Suas): fortalecendo a rede”. Promovido no auditório da Fepecs, o evento – o quinto deste ano – é realizado pela Gerência de Serviço Social da Secretaria de Saúde em parceria com Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

O objetivo é debater a política de assistência social no Distrito Federal e estreitar a relação entre os sistemas, já que existe uma grande interface entre as duas políticas. “Esse diálogo é importante para o fortalecimento dos nossos serviços. Sabemos que, no momento que vivemos hoje, precisamos de eficiência e fazer mais com o que temos”, disse o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Daniel Seabra.

A gerente de Serviço Social da Secretaria de Saúde, Lucinéia Morele, explica que a intersetorialidade é um princípio do serviço social e, atualmente, a interface entre assistência social e saúde aparece, por exemplo, no acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família no âmbito do SUS e nos critérios de saúde para concessão de cestas básicas emergenciais.

A articulação também influencia em diversas necessidades de encaminhamentos da população – crianças, adolescentes, idosos, mulheres em situação de violência, famílias – para unidades de acolhimento e serviços como o Centro de Referência Especializado da Diversidade Sexual, Religiosa e Racial (Creas-Diversidade) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A Secretaria de Saúde também tem assento no Conselho de Assistência Social. “Por isso, temos que debater sobre a organização e implementação do Suas no Distrito Federal e estratégias para ampliação dos direitos dos cidadãos”, disse Morele.

TREINAMENTO – Desde o início do ano, a Gerência de Serviço Social vem organizando encontros que compõem um projeto de educação permanente para profissionais do serviço social da saúde: “Perspectivas de atuação do serviço social: um olhar ampliado de saúde”. O projeto é resultado de uma parceria com a Escola de Aperfeiçoamento do SUS.
O próximo encontro está marcado para 26 de setembro, com foco na proteção social de média e alta complexidade. Não é necessária inscrição prévia.