Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 11h00 - Atualizado em 17/05/19 às 11h02

Caps II de Brasília promove evento pelo Dia da Luta Antimanicomial

COMPARTILHAR

Lançamento de livro, poesia e teatro estão na programação

Nesta segunda-feira (20), o Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) de Brasília promoverá um evento cultural em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. Haverá lançamento de livro, declamação de poema e apresentação teatral.

 

O evento começará às 14h e ocorrerá no próprio Caps. O livro, intitulado A Loucura somos nós, foi escrito por 20 dos pacientes atendidos pela unidade e expõe vivências humanas em torno do sofrimento, da loucura e da invisibilidade social por meio da arte (desenhos, escritos, pinturas, reflexões).

 

A apresentação de teatro também será feita pelos pacientes. Sete integrantes falarão sobre a trajetória de uma internação psiquiátrica.

 

LUTA – O evento é uma forma de lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Trata-se de um movimento que busca a efetividade dos direitos das pessoas em sofrimento mental e que defende a liberdade e o direito do paciente de viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que, para isto, tenham de abrir mão de seu lugar de cidadão.

Alline Martins, da Agência Saúde

Arte: Rafael Ottoni – Saúde-DF