Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/13 às 20h15 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Carnaval 2013: na Rodoviária neste sábado alerta para uso do preservativo

COMPARTILHAR

No Recanto das Emas campanha nas ruas contra DST/Aids

Uma ação para alertar sobre a responsabilidade no uso do preservativo será realizada neste sábado (02), a partir das 12h40, na Rodoviária do Plano Piloto. O Programa de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Vida Positiva, prometem uma grande surpresa que vai envolver as milhares de pessoas que passam pelo local.

Equipes da SES/DF e da casa de apoio, que ajuda portadores do vírus HIV/Aids, distribuirão materiais educativos para alertar a população sobre os perigos das DSTs/Aids. A prioridade é alertar para a importância de não dispensar o uso do preservativo principalmente neste período de festa. “Nós sabemos que nessas datas os encontros casuais são mais propícios e o uso do preservativo é fundamental. As pessoas quando forem aproveitar a folia devem lembrar de ter um meio de segurança”, declara Dr. Ricardo Azevedo da Secretaria de Saúde.

Recanto das Emas – “Carnaval sem problemas no Recanto das Emas” é o tema da campanha contra Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids este ano no Recanto das Emas. Neste sábado (2), de 8h às 17h, 30 profissionais das unidades da Estratégia Saúde da Família e dos centros de saúde vão estar nas ruas da cidade para orientar a comunidade, especialmente o público de 15 a 24 anos de idade.

O projeto parte da premissa de que em anos anteriores o número de pessoas inseridas nesta faixa etária que buscavam os serviços de saúde após o período de momo com dúvidas e aflições era bastante grande. O objetivo é orientaros foliões para que se divirtam de forma responsável, não esquecendo que o sexo seguro, com uso de preservativo, protege contra várias doenças, além de evitar futuros transtornos.

Segundo o coordenador da ação, Marcos André Cavalcanti, enfermeiro da equipe 400 do PSF no Recanto das Emas, duas equipes orientarão os moradores com distribuição de folhetos e leques,além de camisinhas e lubrificantes nos supermercados Tatico na quadra 105 e Euro, na quadra 114, que são parceiros na ação. Outra equipe irá trabalhar de forma volante, percorrendo a cidade com as mesmas orientações.

Ainda durante a ação comunitária, os moradores do Recanto entre 15 a 40 anos serão orientados a procurar o centro de saúde caso necessitem fazer teste rápido de gravidez, Aids e sífilis. Esse atendimento terá início após o Carnaval e se estenderá por dois meses, prazo de duração do projeto. Segundo Marcos, a Secretaria de Saúde disponibilizou 30 mil preservativos masculinos e 500 preservativos femininos para a campanha, além de 15 mil materiais educativos.

Arielce Haine