Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/13 às 11h56 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Carreta da mulher atende mais de 4 mil mulheres no Sol Nascente

COMPARTILHAR

Mais de 900 exames realizados na última semana

A unidade móvel da Carreta da Mulher esteve entre os dias 3 de abril a 3 de maio no Sol Nascente e realizou 3.174 exames, entre ecografias, mamografias e prevenção do câncer ginecológico. Do dia 20 a 31 de maio, segundo período que a Carreta esteve na cidade, foram realizados mais de 900 procedimentos.

Cilene Rodrigues, 40 anos, comemora porque conseguiu fazer uma mamografia pela primeira vez. “As pessoas diziam que doía, mas eu não senti nenhum dor durante o exame e ainda aproveitei para fazer uma transvaginal e a prevenção ginecológica”, diz a usuária que mora no Córrego das Corujas e veio a pé  com sua prima, Maria Áurea Castro, que também fez diversos procedimentos.

A gerente do centro de saúde 12, Ana Carla Andrade, informa que todas as mulheres elogiam o atendimento e a iniciativa da Secretaria de Saúde em trazer para perto delas a realização destes exames. “De forma geral, as pacientes gostaram do atendimento e também entenderam a importância de se cuidar. Temos uma equipe que dá suporte e orienta as usuárias quanto ao resultado dos exames”, ressalta Ana Carla.

A moradora Lenis Gonçalves, líder comunitária do trecho I do condomínio Sol Nascente, lembra que a vinda da carreta da mulher para o setor foi um presente para as mulheres. “Nós moradores somos muito carentes, as mulheres principalmente, foi um privilégio para o Sol Nascente receber a ‘carreta’ duas vezes”,  observa Lenis.

Segundo as estatísticas, entre os dias 3 de abril e 3 de maio – primeiro período da unidade no Sol Nascente -, foram realizados 3.174 exames, entre ecografias, mamografias e prevenção do câncer ginecológico. Do dia 20 de maio até ontem (28) foram mais de 900 procedimentos concluídos.

Regina Célia