Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/13 às 16h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Carreta da Mulher faz mais de mil exames em Samambaia

COMPARTILHAR

Saúde mais perto de casa

A Carreta da Mulher, que está em Samambaia desde o início do mês, realizou mais de mil exames em duas semanas de atendimento, na quadra 431. A partir de segunda-feira (15), a unidade móvel estará em novo endereço, na quadra 302 de Samambaia Sul, ao lado da Clínica da Família.

De acordo com o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, a carreta conseguiu atendeu as necessidades da comunidade feminina da Expansão de Samambaia. “Antecipamos a ida da carreta para a quadra 302, em virtude de já termos atendido as necessidades das moradoras da expansão, ao ponto de sobrarem vagas para determinados exames”, explicou o coordenador.

Manoel Fontes ressalta a importância de a comunidade feminina comparecer à carreta para realizar os exames, a fim de prevenir de câncer de mama e de colo do útero, por exemplo.

Segundo também a assessora do gabinete da Secretaria de Saúde e uma das coordenadoras da Carreta da Mulher, Fátima Rola, além da prevenção, a carreta se destaca por facilitar o acesso a exames essenciais para a saúde das mulheres. “Ajudar na prevenção com diagnósticos rápidos de câncer de colo do útero e de mama e ainda acesso facilitado aos exames bem próximo de casa são objetivos da Carreta da Mulher”, explicou. 

A moradora da região, Arlete Aparecida Nunes, de 44 anos, não perdeu a oportunidade. Ela foi à unidade móvel bem cedo para fazer mamografia, ecografia de abdômen total e o preventivo. “Já fiz a mamografia e o atendimento foi rápido. Agora, estou aguardando para fazer outros dois exames. Gostei muito e é preciso que a carreta volte muitas vezes por aqui”, solicitou a moradora.

Outra beneficiada foi a operadora de produção, Luiza Maria Pietraski, de 47 anos, que informou nunca ter feito uma mamografia. “Eu vim para fazer mamografia, preventivo e a transvaginal. Eu nunca tinha feito uma mamografia e há trezes anos que não ia ao médico. Vi que é importante cuidarmos da saúde”, revelou.

A diretora Regional de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, também reforça a importância da carreta na cidade “Esse serviço ajuda a atender uma demanda reprimida, diminuindo a fila de espera por esses exames. Além de trazer grandes benefícios para a saúde das mulheres, ajudando a prevenir o câncer de mama e de colo do útero”, informou.

Na Carreta da Mulher, as moradoras podem contar com exames de mamografias, ultrassonografias e preventivos de câncer de colo do útero (Papanicolau), que são importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas, a fim de identificar de forma rápida os casos que apresentarem alterações, antes que se manifestem clinicamente.

Para as mamografias e ecografias é preciso apresentação de pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos. No caso do preventivo, não há a necessidade de requisição médica e o exame é indicado para todas que já tenham iniciado a vida sexual.

A carreta disponibiliza 150 procedimentos, por dia, sendo 50 mamografias; 50 preventivos e 50 ecografias. O atendimento ocorre mediante a distribuição de senhas diárias, sempre às 7h, sendo 50 senhas por exame, que deverão ser feitos no mesmo dia, 25 pela manhã e 25 à tarde.

Para fazer os exames, é necessário levar documento de identidade e cartão do SUS. O funcionamento da unidade é das 8h às 12h e das 13h às 17h. A unidade móvel permanecerá em Samambaia até o dia 9 de agosto.

 

Carretas da Mulher

 

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com três unidades móveis. Além de Samambaia, as outras duas carretas estão estacionadas, no momento, em São Sebastião e Recanto das Emas. Desde março de 2012, as unidades já realizaram mais de 63 mil exames pelo DF.

 

Todas as informações sobre a Carreta da Mulher e cronograma de permanência nas cidades estão disponíveis no endereço www.carretadamulherdf.com.br.

 

 

Iêda Oliveira