Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 19h07 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Carreta da Mulher fica no Gama até dia 26 de outubro

COMPARTILHAR

Moradoras do Gama, DVO e zona Rural da região administrativa serão atendidas pela unidade móvel, a Carreta da Mulher, até dia 26 de outubro. A unidade está no Setor Central, no estacionamento da Vila Olímpica, na SCE Quadra 55, Área Especial ao lado do Estádio Bezerrão. Das 8h às 12h e das 13h às 17h são oferecidos exames de mamografia, ecografia pélvica, exame Papanicolau, mais conhecido como preventivo ginecológico, ecografia pélvica, gestacional e de tireóide.

Desde março, antes de chegar ao Gama, na carreta já foram realizados 18.956 exames. A Unidade já atendeu moradoras do Condomínio Por do Sol, em Ceilândia, Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, Estrutural, Itapoã, Nova Colina em Sobradinho, São Sebastião, Areal, Riacho Fundo II, Recantos das Emas, Planaltina, Condomínio Sol Nascente em Ceilândia e Santa Maria.

Além da Carreta, uma unidade móvel de Estratégia Saúde da Família, com dois consultórios atenderá as usuárias para a coleta de material para exame preventivo e profissionais de saúde oferecerão atividades educativas,  aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia. A Coordenação Geral de Saúde, em parceria com a Administração, fará o transporte das pacientes cadastradas pelas Equipes de Saúde da Família da zona rural. 

Para a realização dos exames, é necessário documento de identidade com foto, cartão do SUS, comprovante de residência uma vez que os resultados serão entregues nas unidades básicas de saúde do Gama. Por se tratar de rastreamento não será preciso apresentar pedido médico para mamografia e preventivo ginecológico apenas para os exames de ecografias. Mulheres interessadas no atendimento às orientações são:

Mamografia:

– Idade a partir de 40 anos;

– Não precisa apresentar pedido de mamografia (rastreamento);

– Não usar cremes, hidratantes, óleos, desodorante, talco, perfumes ou qualquer outro produto na área das axilas e seios;

– Usar uma roupa composta por duas peças separadas (calça e blusa);

– A paciente deverá avisar ao profissional que realizará o exame se possui prótese de silicone;

– Levar exames anteriores, caso esteja fazendo algum acompanhamento  médico;

– Ter mais de um ano da última mamografia;

 Prevenção de colo uterino:

 Evitar relações sexuais por 24horas antes do exame

– Fazer uma boa higiene, sem uso de “duchas internas”

– Não estar no período menstrual.

– Não usar cremes vaginais

Ecografias:

– Apresentar o pedido do exame (médico)

– Para a ecografia pélvica por via abdominal e ultrassonografia gestacional a paciente deverá estar com a bexiga cheia.

– Ecografias de abdome total e vias urinárias (bexiga cheia e jejum de 12 horas).

Eliane Simeão