Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/01/14 às 18h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Carreta da Mulher volta a Samambaia

COMPARTILHAR

Prevenção em saúde mais perto de casa

A Unidade Móvel Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde retornou à região administrativa de Samambaia no início desta semana, com a expectativa de realizar em torno de 3 mil exames até o fim do mês. A unidade, que leva para mais perto de casa a prevenção de doenças femininas, está estacionada na quadra 302, ao lado da Clínica da Família, em Samambaia Sul.

Para o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, a Carreta da Mulher é a comprovação da eficiência dos serviços prestados à comunidade feminina. “Isso pode ser constatado pelo grande número de exames realizados e pelo aumento da procura pelos serviços”, informa.

As moradoras são beneficiadas com exames de mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo do útero (Papanicolau), que são importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas, ao identificar alterações antes que se manifestem clinicamente.

“A Carreta da Mulher veio para diminuir a demanda reprimida desses exames, possibilitando maior acesso às mulheres”, destaca a diretora de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo.

Essa é a terceira visita da Carreta da Mulher a Samambaia. Nas duas primeiras passagens, uma em 2012 e outra no ano passado, foram feitos mais de 7.300 exames.

Atendimento

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O acesso aos exames é por meio da distribuição de senhas, sempre às 7h, sendo 50 senhas por exame. São realizados 150 procedimentos por dia: 50 mamografias; 50 preventivos e 50 ecografias diversas.

Para as mamografias e ecografias é necessário apresentar pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos. No caso do preventivo, não há a necessidade de requisição médica e o exame é indicado para todas que já tenham iniciado a vida sexual. As moradoras devem apresentar documento de identidade e cartão do SUS.

As Carretas

A SES/DF conta com quatro unidades móveis, que já percorreram várias cidades do DF. Desde março de 2012, quando o projeto foi lançado, foram realizados mais de 110 mil exames.

Para mais informações e acompanhar o cronograma das carretas, basta acessar o endereço www.carretadamulherdf.com.br.

Localização atual das carretas:

• Carreta 1 – Planaltina – até 31/01 – Ao lado da Administração Regional e em frente ao Módulo Esportivo;
• Carreta 2 – Samambaia – até 31/01 – Ao lado da Clínica da Família, Qd 302, atrás da Cimfel;
• Carreta 3 – Ceilândia Norte – até 31/01 – Centro de Saúde nº 07 – EQNO 10 Área Especial D/E, Setor O (ponto de referência – ao lado da Feira Permanente do Setor O);
• Carreta 4 – Lago Norte – CS nº 10 SHIN QI-03 – Área Especial (ao lado da paróquia) até 10 de janeiro. Entre os dias 13 e 31, a unidade estará na Ceilândia – Centro de Saúde nº 9 – EQNP 28/32 Área Especial 1, Módulos A, B, C, D – P Sul.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226