Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/02/14 às 19h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Carreta da Mulher voltará ao Jardim Botânico

COMPARTILHAR

Atendimentos devem ser agendados até sexta-feira (07)

O Jardim Botânico receberá, pela segunda vez, a Carreta da Mulher que ficará estacionada ao lado do shopping da região, no período de 17 a 28 de fevereiro. Para agendar os exames a paciente deverá procurar a Administração do Jardim Botânico, localizada no prédio ao lado do shopping, a partir desta quarta-feira (05) até sexta-feira (07), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A população feminina poderá realizar exames de mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo de útero. Serão abertas 150 vagas por dia, sendo 50 de prevenção, 50 de mamografia e 50 de ecografias.

As quatro Unidades Móveis de Saúde da SES/DF contam com um consultório e equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos. As próximas paradas das unidades serão: 21 de fevereiro em Brazlândia e no dia 6 de março no Riacho Fundo e Recanto das Emas.

Preventivo do câncer de colo do útero
• Público alvo: mulheres que já tenham iniciado a vida sexual, que tenham mais de três anos sem realizar o exame e as que nunca fizeram o preventivo.
• Prepare-se para o exame: Para fazer o exame a mulher não pode ter tido relação sexual sem preservativo nas últimas 48 horas anteriores ao procedimento, estar menstruada e ter usado creme vaginal nas últimas 48 horas. Os médicos sugerem que as pacientes estejam de vestido no dia do exame para facilitar o processo da coleta.

Mamografia:
• Público alvo: mulheres de 50 a 69 anos especialmente as que nunca fizeram o exame, ou fizeram há dois anos ou mais.
• Prepare-se para o exame: Não use creme nas mamas

Ultrassonografia:
• Público alvo: mulheres de qualquer idade que já tenham pedido médico com qualquer data.
• Prepare-se para o exame: para ecografias abdominais é necessário jejum por no mínimo 8h.

Saiba mais:
http://carretadamulherdf.com.br/

Por Ana Luiza Greca e Ludmila Mendonça, da Agência Saúde DF

Atendimento à imprensa: 

(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226