Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/13 às 18h21 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Carretas da Mulher estão no Arapoanga, Santa Maria e Ceilândia

COMPARTILHAR

Todos os dias são feitos 450 exames

As moradoras do Arapoanga, em Planaltina, tem até o dia 3 de maio para fazer exames preventivos na Carreta da Mulher 1. A unidade móvel da Secretaria de Saúde está estacionada no Centro de Saúde 5, localizado na quadra 12, conjunto A, área especial, desde a última segunda-feira, 15, oferecendo mamografias, ecografias, preventivo do colo de útero e diagnóstico de outras doenças.

Além da carreta que está em Planaltina, a Secretaria de Saúde possui mais duas unidades móveis de saúde da mulher. A Carreta 2 está em Santa Maria Sul desde o dia 8 de abril e fica no local até dia 26. Já a Carreta 3 se encontra no condomínio Sol Nascente em Ceilândia Norte desde o dia 4, onde permanecerá até o dia 3 maio.

Todos os dias são disponibilizados 150 exames – 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) para as mulheres dos grupos de risco para o câncer de mama e de colo de útero.

Desde que foi lançada a primeira unidade móvel, em março de 2012, as carretas realizaram juntas cerca de 40 mil exames. Foram feitas até o dia 5 de abril 13.273 mamografias, 13.680 ecografias e 12.575 preventivos do câncer de colo de útero.

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a politica de implantação das unidades móveis está consolidada. Ele conta que diversos estados e prefeituras estão copiando o modelo. “Foram mais de 40 mil exames tirados de dentro dos hospitais”, aponta.

As carretas contam com equipes de profissionais formadas por médicos, enfermeiros e apoio de servidores da própria regional do local visitado. Cada unidade tem dois consultórios que realizam exames de citologia (Papanicolau), ecografia, e uma sala para exames de mamografias. Além disso, também, contam com apoio de profissionais prestadores de serviços.

Celi Gomes