Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/13 às 19h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Ceilândia mobilizada contra a dengue

COMPARTILHAR

Vigilância Ambiental visita QNP 1/5 e Feira do Produtor

Técnicos de Vigilância Ambiental e do Programa de Agentes Comunitários visitarão neste início de semana, residências e distribuição de panfletos nas imediações da Feira do Produtor no Setor P Norte (QNP 1/5) com o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

A coordenadora Geral de Saúde de Ceilândia, Lucimar Gonçalves Zero, informa que o perigo da dengue está por toda a cidade. “Foram notificados 1024 e deste total 403 foram confirmados para a doença até a primeira semana de maio. É preciso que cada morador faça a sua parte, eliminando qualquer foco para proliferação do mosquito e seguindo as orientações dadas pelos técnicos”, diz a Lucimar Gonçalves.

Os agentes ambientais e comunitários de saúde vão também à Feira do Produtor, segunda e terça-feira (13 e 14) para abordar tanto feirantes quanto compradores, orientando-os a realizar algumas atividades simples, que não levam mais que dez minutos e podem eliminar a dengue.

A partir de quarta-feira (15) até sábado (18) equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Coordenadoria das Cidades e Administração de Ceilândia recolherão o lixo e o entulho separado pelos moradores e comerciantes. No mês passado foram recolhidas mais de 64 toneladas de lixo durante a operação realizada nas quadras da QNR 2 a 5, no período de 18 a 20. No Condomínio Gênesis, localizado no Sol Nascente, entre os dias 22 e 26, as equipes recolheram entulho e outros materiais que lotaram cem caçambas de lixo.

Segundo informações do Grupo Intersetorial de Planejamento de Ações e Combate à Dengue (Geiplan), composto de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal, Administração de Ceilândia, SLU, Agefis e Universidade de Brasília, em março houve uma mobilização próxima ao condomínio Privê, com uma blitz na BR 070. Além disso, 70 toneladas de lixo foram retiradas das QNPs 10 e 12 e professores sensibilizaram os alunos das escolas públicas de Ceilândia sobre os riscos da dengue durante atividades realizadas em sala de aula.