Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/09/16 às 20h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Celebração do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos termina na sexta (30)

COMPARTILHAR

Data foi comemorada com caminhada, agradecimento as familias de doadores e uma palestra para os profissionais de Saúde 

BRASÍLIA (28/09/16) – Nesta sexta-feira (30), no auditório do Hemocentro de Brasília, às 14h, acontecerá o último evento em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro. Os profissionais da área da saúde participarão de uma palestra, onde será possível debater e trocar experiências sobre o assunto.

Para celebrar a data no Distrito Federal, foram programados três dias de eventos com atividades voltadas à toda população, especialmente, as famílias de doadores. A principal comemoração da semana foi o “I Obrigado aos Doadores de Órgãos e Famílias”, realizado nesta terça-feira (27), na capela do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

Na ocasião, foi oferecido um culto ecumênico aos familiares que autorizaram a doação de órgãos e tecidos de seus entes. O evento também foi voltado para transplantados e profissionais da área da saúde do HBDF e das Comissões Intrahospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTTs) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Cerca 80 pessoas participaram da celebração.

A diretora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO) do DF, Daniela Guimarães, conta que o evento teve o objetivo de agradecer às famílias que optaram pela doação e, com esse gesto, conseguiram salvar várias vidas.

“Foi um evento muito emocionante e quem esteve presente ficou muito sensibilizado com gesto. A partir de agora, pretendemos fazer isso todo ano para marcar a data e relembrar a todos qual a importância da doação”, completa.

A enfermeira Camila Hirata, que é uma das organizadoras do evento, diz que a celebração foi recheada de gratidão e emoção. “Nos surpreendemos com a adesão das famílias que aproveitaram o evento para compartilhar lembranças e sentimentos. Como profissional que atua no processo de doação de órgãos, foi um privilégio participar desse momento de reencontro, pois me traz a certeza de que cada dia do nosso trabalho é recompensador”, afirma Camila.

A programação foi aberta no domingo (25) com a “I Caminhada Pela Vida” que ocorreu no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. A ação foi aberta ao público que recebeu brindes, camisetas e orientações acerca de transplantes de órgãos. Ao todo, 150 pessoas participaram do evento.

Veja as fotos aqui