Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/13 às 20h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Centro de Atenção Psicossocial de Ceilândia completa 4 anos

COMPARTILHAR

Aniversário será comemorado com teatro, coral e bingo 

Pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS/AD) de Ceilândia e seus familiares comemoram o quarto ano de funcionamento da unidade nesta quinta-feira (15), às 14h, na QNN 1 conjunto A, Ceilândia Leste.

“Será um momento de fortalecimento dos laços entre os pacientes, seus familiares, a equipe e os colaboradores do CAPS. Os usuários prepararam uma peça de teatro e o coral fará uma apresentação amanhã. É uma forma de socializar as atividades e mostrar como podemos reinserir nossos pacientes”, diz a psicóloga Priscila Carvalho. Além do teatro e do coral, haverá também um bingo, tendas da saúde e da beleza e técnicos da Secretaria de Justiça darão orientação à comunidade.

O CAPS-AD, que funciona das 8h às 22h, na QNN 1 desde abril deste ano, possui um espaço com 1.200 metros quadrados para acolhimento, avaliação multiprofissional e interdisciplinar, oficinas terapêuticas e desintoxicação leve (o paciente pode ficar internado na unidade por até 14 dias, segundo protocolos do Ministério da Saúde). Atualmente, cerca de 700 pacientes estão em acompanhamento pela equipe composta por terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnicos de enfermagem e administrativos, psiquiatra e médico clínico.

O CAPS-AD é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.

Regina Célia