Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/13 às 18h48 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Atendimento diferenciado no CS 05 de Taguatinga

COMPARTILHAR

Maior agilidade no diagnóstico de doenças

As pacientes do Centro de Saúde nº05 de Taguatinga contam com um atendimento ginecológico específico: a colposcopia. O objetivo do procedimento é a visualização da vagina e do colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, para identificação de possíveis doenças.

O diferencial do exame realizado pelo centro de saúde é que, quando a paciente necessita de biópsia, não precisa ir ao hospital. O procedimento é feito na unidade e o material é encaminhado ao laboratório pelo centro de saúde. Quando há alguma alteração relevante no resultado, como pré-diagnóstico de câncer, o centro entra em contato com a paciente por telefone e se não conseguir, vai até a sua residência convocá-la para uma próxima consulta.

A sala de atendimento de colposcopia da unidade foi montada pela SES/DF e o restante do material necessário para realização do exame foi doado pela especialista, responsável pelo procedimento, Mércia Estrela Bernado. De acordo com a médica, a conexão do serviço público aliada à disponibilidade dos profissionais é um fator determinante para a qualidade do trabalho. “A realização da colposcopia no nosso centro é motivo de orgulho para toda equipe, pois é com a contribuição de todos que prestamos atendimento diferenciado à paciente que nos procura. Além de contribuirmos para redução do tempo de espera para realização do exame.”, destaca a especialista.

Para a paciente atendida pelo serviço, Luana Cássia de Lima, 22 anos, a agilidade no atendimento é imprescindível para o sucesso do acompanhamento clínico. “Fiz a consulta em novembro do ano passado e em pouco tempo realizei o exame. Isso me deixou muito tranqüila, pois não precisei ficar aguardando muito tempo. Para mim, esse atendimento é nota dez.”, enfatiza a moradora da Arniqueira.

Em 2012, o Centro de Saúde nº 05 realizou 12.226 atendimentos em ginecologia e obstetrícia (consulta e pré-natal), 2046 prevenções ginecológicas e 22 colposcopias.

Claudete Nascimento