Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/16 às 17h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Cerest promove oficina para acolher novos servidores

COMPARTILHAR

Quinze profissionais passam a fazer parte do quadro da unidade

BRASÍLIA (4/3/16) – A Diretoria do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal (Cerest/DF) realizou o último encontro de acolhimento dos novos servidores que atuarão nas unidades do Cerest no DF. Ao todo, 15 profissionais passaram pelas oficinas, que tiveram início em janeiro.

Segundo a diretora do centro, Cláudia Magalhães, o objetivo da oficina foi atualizar os novos profissionais sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, bem como apresentar os indicadores que serão utilizados para monitorar o trabalho do Cerest-DF durante os próximos quatro anos.

“A oficina foi dividida em quatro encontros. No último, realizado na semana passada, apresentamos aos servidores os seis projetos que foram elaborados em 2015, para que eles pudessem conhecer e integrar estes projetos que serão desenvolvidos no próximo quadriênio, assim como contribuir com as parcerias nas diferentes estratégias de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest”, destacou a diretora.

Magalhães acredita que o acolhimento teve como resultado uma aproximação dos novos servidores com o processo de trabalho do Cerest-DF. “Isso permitirá uma melhor participação no programa de Educação Permanente da Diretoria do Cerest-DF, que se iniciou em junho de 2015, bem como a qualificação das práticas dos profissionais”.

ELOGIOS – A fonoaudióloga Giovanna de Sabóia Bastos, que por muito tempo atuou na pesquisa e diagnóstico de doenças auditivas relacionados ao trabalho, elogiou a oficina. “Durante o encontro, nos foram apresentados os objetivos e as diretrizes da vigilância em saúde tendo como foco o campo da saúde do trabalhador. Observei que houve uma intensa multiplicidade temática. Defrontei-me com o problema da integração entre projetos e parcerias, e as discussões bem conduzidas aprofundaram e ampliaram meu conhecimento sobre o Cerest. Os conceitos de investigação, notificação, atividades educativas e matriciamento foram apresentados de uma forma em que pude transformar minha visão e me auxiliaram a definir meu papel na equipe”.