Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/14 às 14h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Clínica da Família em Nova Colina faz ação contra Dengue em escola

COMPARTILHAR

Equipe da Família ministra palestras sobre a Dengue

A equipe da Saúde da Família, do núcleo rural Córrego do Arrozal, de Nova Colina, realizou ação de Combate a Dengue na Escola classe Córrego do Arrozal, que atende crianças de 6 a 14 anos. A atividade contou com a participação multidisciplinar dos profissionais de saúde: enfermeiro, técnico de higiene dental e agente comunitários.

A atividade foi feita com cerca de 80 alunos, além dos funcionários da escola, com o tema, “Ajude a Combater a Dengue na Sua Comunidade”. A ação ocorreu no pátio da escola com todas as turmas em conjunto. Foi apresentado um vídeo de desenho animado, onde um personagem (agente de saúde) convida as crianças para combater a dengue na sua comunidade. O vídeo também explica sobre o desenvolvimento do mosquito da dengue, transmissão e sintomas da doença e como realizar a prevenção.

Após a animação, a enfermeira Nayara Rios de Oliveira, integrante da equipe conversou com as crianças de maneira lúdica e didática, convidando-as a combates o mosquito da dengue, prevenindo criadouros e divulgando as informações aprendidas na sua comunidade. “Foi utilizada a metodologia problematizadora proposta por Paulo Freire, que também é utilizada na educação popular, tornando as crianças agentes multiplicadores de informações”, conta a enfermeira.

No evento foram distribuídas máscaras com alusão ao mosquito da dengue, as máscaras foram confeccionadas pela própria equipe e também foi distribuído lanche para as crianças.

Conforme Nayara, a ação foi muito bem recebida na escola, que demonstrou interesse em realizar atividades conjuntas com a equipe de Saúde da Família e já foram agendadas reuniões para organizar atividades entre a saúde e educação.

 

Por Fernanada Azevedo, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226