Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/02/18 às 18h39 - Atualizado em 19/06/18 às 20h58

Combate ao Aedes

COMPARTILHAR

O combate ao Aedes é prioridade para a Secretaria de Saúde que vem realizando ações de prevenção junto ao Grupo Executivo Intersetorial de Gestão da Dengue. As ações fazem parte do Plano de Ação de Prevenção e Controle da Dengue 2011. O plano conta com ações integradas com a participação de agentes de vigilância ambiental, militares das Forças Armadas, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Agência de Fiscalização (Agefis) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) já realizou cursos, palestras e treinamentos com a capacitação dos profissionais das regionais de saúde, bem como a capacitação de parceiros, como a Agefis para fiscalização, principalmente em canteiros de obras.

 

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Aedes, a campanha contra o Aedes do DF foi lançada oficialmente, dia 08/12, juntamente com o Ministério da Saúde. Um conjunto de ações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e do Ministério da Saúde será realizado para combater o mosquito. No evento de lançamento, o Ministério da Saúde entregou dois veículos para as ações de controle da dengue da Secretaria de Saúde. Na ocasião, Brasília lançou o seu hotsite “Brasília Contra o Aedes” que trará o serviço de comunicação de foco para ajudar os agentes no controle dos focos. Além disso, traz informações sobre o mosquito, seu comportamento, situação do DF e doenças que causa.

 

Na Campanha Distrital contra o Aedes, haverá inspeção de prédios administrativos dos órgãos públicos nas 31 regiões administrativas, com identificação e capacitação de servidor responsável em desenvolver as ações da “Sexta sem Mosquito”. Também haverá mobilização nas escolas da rede pública para a realização das ações “Escola sem Mosquito” entre outras ações da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) e órgãos diversos do GDF. Quer saber mais? Acesse o nosso site: “Brasília Contra o Aedes”


Subsecretaria de Vigilância à Saúde – SVS

Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção de Endemias

SES–SVS–AMISPE

Contatos: (61) 99994-6555

Endereço: 

Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 – 14:00 às 18:00

E-mail: amispe.svs@saude.df.gov.br


Documentos Importantes

Levantamentos de Índices Rápido do Aedes aegypti – LIRAa no Distrito Federal: MaioFevereiro

Folder de prevenção e check-list para impressão
Focos do Aedes aegypti
Programa de Combate ao Aedes do DF

Vídeos