Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/13 às 17h06 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Como cuidar dos rins e prevenir doenças renais

COMPARTILHAR

Os rins são um dos órgãos mais maltratados pelos hábitos de vida modernos. Quando não são cuidados corretamente desencadeiam varias doenças. A pior delas é a renal crônica que destrói as estruturas renais até chegar ao ponto em que o órgão pode parar de funcionar. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em todo o mundo, 500 milhões de pessoas sofrem de problemas renais e 1,5 milhão delas estão em observação, seja por excesso de peso, cigarro e até mesmo falta de água.

De acordo com o nefrologista da Secretaria de Saúde, Dr. Marcelo Pereira Lodonio, os rins são responsáveis por filtrar o sangue. “Esse órgão tem a função de controlar a quantidade de água e sal do corpo, de eliminar toxinas através da urina e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea”.

Algumas características da doença dos rins são: dor ao urinar, coloração avermelhada da urina, febre, cólica intensa e inchaço das pernas e do rosto. Muitas vezes as doenças aparecem sem sintomas por um período longo e o ideal é que a qualquer sinal a pessoa procure imediatamente um nefrologista, para que a doença não chegue a uma fase irreversível.

No Brasil as doenças renais atingem 2 milhões de pessoas, sendo que 60% não sabem de sua existência. A dica do Dr. Marcelo Londonio para manter os rins em perfeito estado é manter uma dieta balanceada. “Uma comida saudável é essencial, com pouco sal, pouca gordura, se exercitar, evitar o fumo, excesso de bebidas alcoólicas e beber bastante de água, é a forma mais fácil de evitar esse tipo de problema”, finaliza o nefrologista.

André Barros