Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/19 às 18h37 - Atualizado em 17/09/19 às 18h37

Conselheiros de saúde iniciam mandato

COMPARTILHAR

Os novos integrantes do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) iniciaram mandato, nesta terça-feira (17), durante a 440ª reunião extraordinária. Na ocasião, ainda foram empossados os conselheiros e suplentes que não puderam comparecer à cerimônia realizada em 6 de setembro.

 

Durante a reunião, que contou com a presença do secretário de Saúde Osnei Okumoto, houve a recomposição das comissões internas do Conselho e a indicação de representantes da instituição em outros fóruns.

 

Temas importantes para a Secretaria de Saúde também estiveram na pauta, como a exposição dos critérios para a concessão da ampliação de carga horária. A transparência da pasta foi outro foco da reunião, momento em que Okumoto frisou o compromisso de sua gestão com a divulgação de informações oficiais, de forma simples, ao acesso de todos, por meio da Sala de Situação – plataforma digital da Saúde do DF que reúne os principais dados e indicadores.

 

CONSELHO – O Conselho de Saúde do DF é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). De caráter permanente, tem a missão de fiscalizar, deliberar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde.

 

É um órgão vinculado à Secretaria de Saúde, composto por movimentos de usuários do DF, entidades trabalhistas, governo e prestadores de serviços de saúde. Na representação do conselho, os usuários têm 50% das cadeiras, enquanto gestores e trabalhadores têm 25%, cada.

 

Cabe ao Conselho, dentre outras coisas, a aprovação do orçamento da pasta, bem como o acompanhamento da execução orçamentária. Também compete ao pleno do CSDF a aprovação do Plano de Saúde do DF a cada quatro anos.

 

Da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/ Saúde-DF