Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/18 às 18h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Conselho de Saúde realiza primeira reunião de 2018

COMPARTILHAR

Evento teve posse de conselheira do segmento usuário 

BRASÍLIA (20/2/18) – Nesta terça-feira (20), o Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) realizou a primeira reunião de 2018. No encontro, em cumprimento à Lei Complementar 141/2012, foi apresentada parcialmente a Programação Anual de Saúde (PAS) 2018.

O documento é um dos instrumentos de gestão elaborado com base no Plano Distrital de Saúde do Distrito Federal 2016 – 2019. O PAS será analisado em sua íntegra, posteriormente, por uma comissão que será criada pelo Conselho de Saúde para deliberar sobre sua aprovação.

Durante a reunião, houve a posse da conselheira do segmento usuário, Vera Lúcia Bezerra, coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília. Eleita em 2015 com mandato de quatro anos, ela substituirá a titular Maria Thereza Simões, que passa a ocupar o cargo de suplente.

“É importante a representação do segmento usuário no Conselho de Saúde, porque precisamos acompanhar todas as mudanças realizadas nos serviços de saúde”, disse Vera Lúcia.

O encontro contou com a participação do secretário de Saúde, Humberto Fonseca; e do adjunto de assistência à Saúde, Daniel Seabra.

Os trabalhos foram abertos pela mesa diretora: presidente do CSDF, Lourdes Cabral Piantino; representante do segmento trabalhador, Tiago Sousa Neiva; e de Gestão e chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria de Saúde, Danielle Cavalcanti, bem como do representante do segmento usuário, Danylo Vilaça.

ENTENDA – O CSDF é um órgão vinculado à Secretária de Saúde do DF. É formado por representantes de entidades e movimentos de usuários, de entidades de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o presidente eleito entre os membros do Conselho.

Compete ao Conselho, entre outras atribuições, aprovar o orçamento da saúde do DF e acompanhar sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CSDF a responsabilidade de aprovar, a cada quatro anos, o Plano de Saúde do DF.