Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/14 às 20h54 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Consulta itinerante atende mulheres de Vicente Pires

COMPARTILHAR

Projeto inédito aproxima população aos serviços da Saúde

 

A Coordenação Geral de Saúde de Taguatinga (CGST), em parceria com a Administração Regional de Vicente Pires, promove hoje e amanhã (20 e 21), na Paróquia São José do Operário, o projeto “Consulta Itinerante” para aproximar os serviços de saúde pública à população feminina da cidade.

A “Consulta Itinerante” conta com uma equipe composta por sete profissionais e acontece como projeto piloto na Vila São José e no Assentamento 26 de Setembro, regiões mais carentes de Vicente Pires. “A área é coberta pelas nossas unidades de saúde, mas identificamos que há uma parcela da população que tem dificuldade de deslocamento e por isso resolvemos promover essas consultas, para aproximar os nossos serviços”, ressaltou Mirian Dutra, gerente de Saúde da Família da (CGST).

Com esta iniciativa, as pacientes atendidas poderão pegar encaminhamento para consultas e pedidos de exames. “Como Vicente Pires vai receber a Carreta da Mulher no mês de junho, nos dias 2, 3 e de 9 a 27, as pessoas que precisarem de exames de mamografia, ecografia e Papanicolau, já serão agendadas”, informa a gerente.

Durante a consulta, em caso de outras indicações de exames e tratamentos, a paciente será encaminhada aos centros de saúde 1 e 2 e ao Hospital Regional de Taguatinga. “A Consulta Itinerante poderá identificar outras necessidades das mulheres da nossa região, então poderão ser encaminhadas às unidades de saúde de Taguatinga”, esclareceu Flávia Reis, diretora de Planejamento e Ordenamento Territorial em Vicente Pires.

Carreta da Mulher

A Secretaria de Saúde (SES/DF) conta com quatro Unidades de Saúde Móvel – Carretas da Mulher – que realizam exames de Papanicolau, mamografia e ecografia.

De janeiro até a primeira quinzena de maio foram realizados 16.486 mamografias, 17.532 ecografias e 12.911 exames de Papanicolau. Desde o seu lançamento, a Carreta da Mulher realizou 159.114 exames.

Saiba onde encontrar a Carreta da Mulher mais próxima da sua casa:

Carreta 1: Clínica da Família em Nova Colina – Sobradinho;
Período: 22/04 a 30/05

Carreta 2: Centro de Saúde nº 1 – Santa Maria;
Período: 05 a 23/05

Carreta 3: Administração Regional da Estrutural;
Período: 19 a 30/05

Carreta 4: Estacionamento da Administração do Paranoá;
Período: 12 a 20/05

Nos dias 30 e 31/05 e 01/06 a Carreta da Mulher estará em Taguatinga com o GDF Junto de Você. O endereço será definido nos próximos dias.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF

Leia também...