Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/16 às 20h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Coordenação de Enfermagem da ESCS encerra curso de “Contação de História”

COMPARTILHAR

O objetivo é formar leitores e disseminar a ideia de contar histórias

BRASÍLIA (30/06/2016) – A Coordenação do Curso de graduação de Enfermagem (CCE) encerrou, na tarde desta quarta-feira (29/6), o primeiro curso de Extensão “Contação de História: uma arte que preserva e transmite valores culturais”.

O grupo, composto de 20 participantes, entre eles, estudantes, docentes e comunidade, foi coordenado pela contadora de histórias há 15 anos e docente de Enfermagem da ESCS há oito anos, Zulmira Barroso. “Contar histórias é algo milenar e muito presente em nossas vidas desde a infância, portanto, o intuito do curso é formar leitores”, disse Zulmira. Além disso, a docente espera que a ideia seja multiplicada pelos participantes com a consciência de que a leitura é transformadora e influencia o momento vivido.

“A contação de história nos permite vivenciar muitas sensações e sentimentos, bons e ruins. Na prática, nós podemos usar uma história infantil para ter acesso ao paciente de forma diferenciada. Isso facilita no cuidado e na atuação da equipe de enfermagem”, destacou a estudante do quarto ano de enfermagem da ESCS Sara Araújo, 21 anos.

O encerramento contou com a participação do músico Elder Nascimento do grupo Cangaceiros do Cerrado e da psicóloga e Contadora de História Iza Cristina Justino. Os livros utilizados na oficina foram todos infantis. A coordenadora do curso destacou que este gênero é criativo, e que a atenção nas gravuras, nas cores e na oralidade despertam as emoções. A CCE pretende realizar o mesmo curso no próximo ano.