Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/16 às 19h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Crianças da atenção domiciliar da Asa Norte terão dia especial

COMPARTILHAR

Apresentação musical e presentes alegram a segunda-feira (10) dos pacientes infantis

BRASÍLIA (7/10/16) – As crianças internadas em atenção domiciliar na Região Centro-Norte de Saúde vão ter uma segunda-feira especial, no próximo dia 10, em comemoração ao Dia das Crianças. A visita semanal será feita por um personagem de desenho infantil e um grupo musical, que levarão presentes para os pequenos.

“Nosso motorista vai se vestir do personagem Tigrão e vamos entrar na casa do paciente junto com o grupo Remédio Musical, cantando músicas infantis. São duas crianças, que moram na Asa Norte”, conta a médica responsável pelo atendimento, Vanessa Vasconcelos. Ela diz, ainda, que caso dê tempo, também irão visitar pacientes adultos que tenham criança em casa.

Ela comenta que para dar melhor qualidade de vida para os pacientes, eles costumam fazer ações assim em datas comemorativas. “No final do ano passado, nosso servidor se vestiu de Papai Noel durante as visitas e entregamos presentes. Foi bem legal”, ressalta Vanessa Vasconcelos.

ATENDIMENTO – A Atenção Domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio.

O objetivo da Atenção Domiciliar é promover a redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de usuários internados, à humanização da atenção, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários.

Na Região Centro-Norte, a modalidade assistencial é realizada por uma equipe multiprofissional de saúde do Hran, que presta assistência em domicílio a pessoas com quadros clínicos crônicos e agravados, que preenchem os critérios de elegibilidade do Programa de Internação Domiciliar (PID), mas que estão estáveis e dependentes de um cuidador que as auxilie nas atividades de vida diária.