Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/13 às 20h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

DF ganhará quarta Carreta da Mulher

COMPARTILHAR

Mais de 95 mil exames  foram feitos nas três Unidades Móveis, desde o ano passado


As moradoras do Distrito Federal ganharão, ainda este mês, a quarta Unidade Móvel de Saúde da Mulher, onde são realizadas mamografias, ecografias e exames preventivos de câncer de colo de útero. De acordo com a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria de Saúde do DF, Rosalina Sudo, o processo para que a nova unidade entre em operação está em fase final.

Desde março do ano passado foram feitos 95 mil exames nas três Carretas da Mulher que percorrem todo DF. Até outubro foram realizadas 32.249 mamografias, 33.577 ecografias e 29.186 preventivos do câncer de colo de útero. Atualmente, as carretas estão estacionadas na Candangolândia, Ceilândia e Paranoá.

Em cada unidade são feitos 150 exames por dia – 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau), das 8h às 12h e das 13h às 17h. A carreta da mulher é composta por dois consultórios e uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos para a realização de exames.

O GDF vai investir também na Carreta da Oftalmologia, que em breve estará nas ruas. “Nossa meta é fazer 250 cirurgias de catarata e 600 consultas de oftalmologia por dia”, disse o Secretario de Saúde, Rafael Barbosa.

Documentos necessários para fazer os exames na Carreta da Mulher:
Identidade
CPF
Comprovante de residência com CEP
Cartão do SUS (quem não tem, pode fazer na hora)
Número de telefone para contato
Pedido médico para ecografias (mulheres com menos de 40 anos para mamografias)

O que você precisa saber:
A Carreta da Mulher oferece exame preventivo (Papanicolau), que não necessita de pedido médico. É necessário estar 48 horas, no mínimo, sem atividade sexual, estar fora do período menstrual e não fazer uso de cremes vaginais.
Ecografias como de tireóide, mamária, pélvica, transvaginal, gestacional, vias urinárias, abdome total (necessário jejum de 8 horas). Para as ecografias é necessário o pedido médico.

Por Murilo Lins, da Agência Saúde
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2539 / 3348-2547