Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/15 às 17h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Dia “D” Nacional de Combate à Dengue é celebrado neste sábado (21)

COMPARTILHAR

Todas as regionais de saúde do DF receberam ações de prevenção durante esta semana

BRASÍLIA (20/11/15) – Neste sábado (21), será celebrado, em todo o país, o Dia D de Combate à Dengue. A data tem o objetivo de conscientizar a população quanto à prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, transmite também a Febre Chikungunya e a Febre do Zika Vírus.

Antecipando-se à data, os Grupos Executivos Intersetoriais de Gestão do Plano Regional de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplandengue) de cada regional de saúde do DF promoveram, ao longo desta semana, ações de prevenção e combate ao mosquito. As atividades contaram com a parceria de diversas áreas da Secretaria de Saúde, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, coordenações regionais de ensino, SLU, Detran e administrações regionais.

Para este sábado (21), as regiões administrativas de Sobradinho, Vila Planalto, Recanto das Emas e Estrutural contarão com ações educativas, manejo ambiental e carreatas.

“Os grupos intersetoriais das regionais elaboraram, ao longo desta semana, estratégias especificas para cada localidade. Estamos entrando no período das chuvas, por isso, é necessário que haja intensificação no combate, tanto por parte da governo, quanto da sociedade. Além disso, existe a preocupação do Governo de Brasília com a ligação da Febre do Zika Vírus com os casos de microcefalia no Nordeste. Portanto, é mais um motivo para ficarmos em alerta”, destaca o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, Ailton Domício.

Segundo Domício, uma vistoria de 10 minutos por semana na residência já basta para identificar se o imóvel possui algum possível foco do mosquito. “O cuidado tem que começar dentro da nossa casa. É preciso que saibamos identificar os locais que possam acumular água e eliminá-los. Devemos fechar corretamente os sacos de lixo, não deixar acumular entulho, manter tonéis e caixa d'água bem fechados e encher os pratos dos vasos de planta com areia”.

DADOS – De janeiro a 10 de novembro, o DF registrou 9.144 casos de dengue. Em comparação com o mesmo período do ano passado houve uma redução de 20,40%. Planaltina, Gama e Sobradinho II são as regiões administrativas com maior número de casos do DF. Juntas elas somam 40% das ocorrências desde o início do ano.

Fercal, Candangolândia e Núcleo Bandeirante são as regiões com maiores índices de redução. A primeira reduziu o número de casos em 84,1%; a segunda em 76,9% e a terceira teve queda de 66,7%.

Confira as ações do Dia “D”
Sobradinho
8h30 – Carreata e estande com materiais educativos e abordagem com a população

Vila Planalto
8h30 – Retirada de entulhos

Recanto das Emas
8h30 – Ações educativas nos centros de saúde

Estrutural
8h30 – Carreata e estande com materiais educativos e abordagem com a população