Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/15 às 21h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Dia de homenagens à Vigilância Sanitária

COMPARTILHAR

Eventos no Congresso Nacional fazem referência à área da Saúde responsável pela fiscalização de estabelecimentos na área de alimentos, saúde, saneamento e medicamentos

BRASÍLIA (5/8/15) – A Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quarta-feira (5), uma sessão solene para comemorar do Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data foi definida por lei em janeiro deste ano, em memória ao nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da vigilância sanitária no Brasil.

Ainda em comemoração à data, no Congresso Nacional ocorre a III Semana da Vigilância Sanitária. O evento começou na segunda-feira (3) e vai até sexta-feira (7). O tema central do evento é “Vigilância Sanitária e Regulação no Mundo Contemporâneo”.

O diretor da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Saúde do DF, Manoel Silva Neto, afirma que a data é um reforço para que a vigilância sanitária tenha mais visibilidade, além de um incentivo à categoria. “Esta é uma homenagem mais do que justa à instituição e à categoria de trabalho, que está presente no dia a dia da população de diversas formas. Ter uma data especial é proveitoso para poder disseminar ainda mais as ações de vigilância sanitária”, observa.

A Divisa atua na fiscalização de estabelecimentos e prestadores de serviço na área de alimentos, saúde, saneamento e medicamentos. São analisadas as condições de higiene dos ambientes, validade dos produtos, temperatura, procedência, forma de manipulação, presença de profissionais habilitados, entre outros itens.