Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/16 às 19h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Dia de prevenção à obesidade terá atividades em dois centros de saúde

COMPARTILHAR

Alimentação e atividade física são fórmula para evitar o sobrepeso

BRASÍLIA (10 /10/16) – Nesta terça- feira(11), em todo o Brasil, é dia de lembrar da importância de prevenir a obesidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, este é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. No país, o índice de obesos chega a 60%. Somente no Distrito Federal, mais da metade da população está com sobrepeso (46,48%) e obesidade (35,21%).

No público infantil, o índice também é preocupante. Cerca de 38% dos adolescentes e 31,08% das crianças estão acima do peso. “O trabalho de prevenção não deve ser feito somente pela Secretaria de Saúde, mas por toda a sociedade. Hoje se propaga a alimentação rica em açúcar e gordura. Eles também ficam mais tempo no computador ou em frente à TV e não fazem atividade física”, destaca a endocrinologista Lilian Paes.

Ela destaca que a Secretaria de Saúde já tem feito um trabalho com o público infantil, com orientações nas consultas nas Unidades Básicas de Saúde. “Os nutricionistas e pediatras também têm ido às escolas falar sobre a importância da alimentação saudável”, destaca a endocrinologista.

A Secretaria de Saúde do DF está em vias finais de lançar uma linha de cuidados para obesidade. A partir do próximo dia 25 de outubro, servidores da atenção básica vão começar um treinamento, primeiro passo para preparar o atendimento à população. “O foco vai ser justamente a educação. Também vamos estimular a atividade física, em academias nas ruas”, cita Lilian.

Uma pesquisa recente da Universidade de Brasília aponta que o Sistema Único de Saúde gasta, anualmente, cerca de R$ 500 milhões com tratamento de doenças relacionadas à obesidade, como os problemas de coração, diabetes, aumento de pressão arterial, câncer e infertilidade.

COMEMORAÇÃO – Para celebrar a data, dois centros de saúde vão receber atividades. Uma delas na 115 Norte, onde serão dadas orientações sobre alimentação e avaliação de peso no dia 11.

No Recanto das Emas, o Programa Obesidade Embora (Probem) organizará uma caminhada que sairá do Centro de Saúde 2 (Quadra 102) até a Clínica da Família (Quadra 104). O evento será finalizado com uma mesa redonda com especialistas abordando a temática obesidade e suas relações. Haverá, ainda, um aulão de ginástica. A programação será no dia 14 de outubro, com saída marcada para as 7h30.