Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/15 às 11h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Dia Mundial da Não Violência é celebrado nesta sexta

COMPARTILHAR

Quem sofre ou sofreu agressões pode procurar acompanhamento gratuito com profissionais especializados

BRASÍLIA (30/1/14) – Nesta sexta-feira (30), é celebrado o Dia Mundial da Não Violência. A Secretaria de Saúde oferece tratamento com as equipes do Programa de Atenção e Vigilância em Violência (NEPAV), que funciona em 20 unidades. Quem é vítima de violência pode sofrer graves danos em sua saúde e deve fazer acompanhamento

“É importante que as pessoas procurem o tratamento, quando acometidas por situações de violência. Os traumas precisam ser trabalhados, porque quando não se tem esse acompanhamento é possível desenvolver quadros de transtornos emocionais, que englobam até dores sem explicação e outras consequências na vida que podem atrapalhar a vida dela”, explicou a chefe do Nepav, Lucimeire Stroher.

Segundo ela, o programa oferece acolhimento humanizado, em que o profissional proporciona a escuta qualificada da situação enfrentada pela pessoa. Além disso, o atendimento pode ser individual, familiar ou grupal.

NÚMEROS – De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2014, foram notificados quase 2 mil casos, sendo 630 contra pessoas do sexo masculino e 1369 do gênero feminino. As maiores ocorrência são nas faixas etárias de 10 a 39 anos, com 1157 notificações.

O tipo de violência mais cometida é a física (946), seguida por sexual (663) e psico moral (380).

DATA – O dia da não-violência foi em homenagem a Mohandas Karamchand Gandhi, dito Mahatma, que significa “grande alma”, que foi um dos idealizadores e fundadores do moderno Estado indiano e um defensor do princípio da não-violência como um meio de protesto. O dia 30 de janeiro foi proclamado pela ONU e trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

Confira aqui o endereço dos Pavs