Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/13 às 18h15 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Dia Mundial da Saúde na Feira da Torre de TV

COMPARTILHAR

Serviços e informações para visitantes

Quem passou pela Feira de Artesanato da Torre de TV nesse domingo (07) teve oportunidade de obter informações sobre cuidados básicos indispensáveis para uma vida saudável. A Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, ofereceram diversos serviços no local, para lembrar o Dia Mundial da Saúde e da Promoção da Saúde.

”Queremos aproveitar o ano em que o Brasil recebe um grande evento como a Copa das Confederações para chamar a atenção para medias simples que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida”, disse o subsecretário de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que entregou três ônibus para a Secretaria de Saúde do DF. “Estes ônibus serão usados para transportar equipes de saúde em todo DF”, destacou o secretário adjunto de Saúde, Elias Miziara, ao receber as chaves dos veículos.

Os visitantes tiveram chance de aferir a pressão arterial, conferir peso e altura e saber como anda o Índice de Massa Corporal (IMC). Profissionais da Gerência de Nutrição da SES/DF demonstravam a quantidade de açúcar, gordura e sódio em alimentos prontos e orientavam sobre os perigos do consumo exagerado destes produtos, lembrando que o consumidor deve sempre observar o rótulo dos alimentos.

Técnicos da saúde também alertaram para os cuidados na prevenção dos diversos tipos de câncer e como evitar acidentes. Foram distribuídos folhetos informativos sobre tabagismo, câncer de próstata, de mama, colo do útero, intestino e boca. Os homens receberam uma cartilha com informações sobre cuidados com a saúde, avaliação médica anual para prevenção do câncer de próstata e a importância de procurar o serviço médico ao apresentar sintomas de alguma doença.
Um escovódromo foi montado no local e as crianças receberam kits com sabonete, escova e pasta de dentes, após uma aula sobre como escovar os dentes corretamente. O Sesi esteve presente com a Cozinha Brasil, onde foram oferecidas oficinas sobre aproveitamento de alimentos. Das 8h até às 13h foram oferecidas atividades de massagem corporal e alongamento, apresentações de grupos de lian gong, automassagem e dança sênior.

O Dia Mundial da Saúde e Promoção da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, devido a preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo mundo e alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

A atleta da seleção paralímpica, medalha de ouro em lançamento de dardos, Shirlene Coelho, e o atleta de marcha atlética, Caio Bomfim, prestigiaram as atividades do Dia Mundial da Saúde, no espaço da Torre de TV.