Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/18 às 17h44 - Atualizado em 6/11/18 às 17h49

Direito do paciente é tema de seminário do HAB e Fiocruz

 

Representantes do Hospital de Apoio de Brasília apresentaram, nesta terça-feira (7), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Carta de Direitos dos Pacientes, elaborada pela unidade. O objetivo foi mostrar aos participantes do I Seminário Brasileiro dos Direitos dos Pacientes os serviços oferecidos pelo hospital em relação aos cuidados paliativos.

 

“Estamos elaborando também um documento, chamado Direitos do Paciente em Cuidados Paliativos, que vai ajudar bastante na resolução de questões nessa área. E vamos lançar amanhã a Carta de Direitos dos Pacientes do HAB, que mostra como os direitos humanos e dos pacientes são prerrogativa da nossa unidade”, destacou a diretora-geral do HAB, Anelise Pulschen.

 

O segundo dia do seminário ocorrerá no auditório do HAB, nesta quarta-feira (7), a partir das 10h. Serão abordados assuntos como a bioética nos comitês hospitalares, além de lançarem oficialmente a Carta de Direitos dos Pacientes do Hospital de Apoio.

 

COMITÊ – A diretora destaca que o HAB é a primeira unidade hospitalar pública do Distrito Federal a instalar um Comitê de Bioética, formado por profissionais de diversas áreas, para resolver e prevenir diversos tipos de dilemas que possam surgir na unidade de saúde.

 

Os temas abordados pelo comitê podem envolver desde direitos humanos do paciente, até deveres dos profissionais, eutanásia, assessoramento genético, diagnósticos terapêuticos e de reabilitação, pesquisa com seres humanos, entre outros.

 

A criação do comitê foi divulgada em junho deste ano no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Foto: Matheus Oliveira/Arquivo-SES