Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/13 às 20h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Em dois anos de funcionamento, 700 mil atendimentos no Hospital da Criança

COMPARTILHAR

Novo bloco com dois pavimentos será construído em 2014

Crianças e adolescentes em tratamento no Hospital da Criança José Alencar (HCB) se uniram nesta sexta-feira (22) para festejar o aniversário de dois anos da instituição que, até outubro de 2013, realizou quase 700 mil atendimentos. A previsão é que até o fim de 2014 seja construído um novo bloco com mais opções de serviços.

“Este hospital completa dois anos, com saldo extraordinário. É um exemplo de sucesso que hoje virou referência em todo o Brasil, superando todas as metas do contrato de gestão. A ampliação desse serviço com a entrega de mais um bloco servirá apenas para dar continuidade a esse lindo trabalho. Esse é o objetivo e a razão de se governar”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, ressaltou as grandes conquistas alcançadas nesta semana na área da Saúde no DF. “Realizamos o primeiro transplante de medula óssea no SUS e também de vários outros órgãos. Espero estar presente aqui no próximo ano trazendo mais notícias como essa”, destacou o secretário.

O presidente do Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Ilton Malacão, disse que a média de aprovação do Hospital da Criança é de 98%. De acordo com ele, “se não fosse essa nova gestão do governo para investir nesse sonho, esse local estaria fechado até hoje como ficou por dois anos”.

A presidente da Abrace, Ilda Peliz, lembrou que a festa também tem o objetivo de lembrar o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil. “Neste mês estamos com a ação 'Novembro Dourado', para reforçar ainda mais essa causa. Se não fosse o trabalho do governador, com a ajuda da comunidade em geral, não estaríamos aqui batendo recorde de atendimentos”, disse Ilda.

O HCB tem 7 mil metros quadrados de área construída, 30 consultórios médicos e 22 leitos de internação. O hospital é público e faz parte da rede da Secretaria de Saúde do DF, com administração realizada pelo Icipe.

O novo bloco terá 21 mil metros quadrados construídos, dois pavimentos, 202 leitos, Centro de Ensino e Pesquisa, central de material esterilizado, centro cirúrgico, áreas de apoio, laboratórios de análises clínicas e laboratórios especializados.

Com informações da Agência Brasília