Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/17 às 19h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Encontro no Hran comemora Dia do Voluntariado Social

COMPARTILHAR

Saúde tem 3 mil pessoas que atuam em projetos nos hospitais públicos

BRASÍLIA (25/8/17) – O Dia Nacional do Voluntariado será comemorado pela Secretaria de Saúde, na próxima segunda-feira (28), com a realização da segunda edição do Fórum Brasília Cidadã. Com enfoque no tema Voluntariado Sustentável, o evento será realizado no grande auditório do Hospital Regional da Asa Norte, a partir das 8h30, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).

O gerente de Voluntariado, Cristian Silva, enfatizou que o enfoque do evento será na associações, que constituem o modelo que melhor se adéqua à realidade da pasta, porque proporciona a continuidade das ações. “Essa organização faz com que os projetos tenham longevidade”, disse.

Ao longo do dia, será ministrada a palestra Integração do Portal do Voluntariado pelo Programa Brasília Cidadã, que terá os painéis: Um modelo de voluntariado sustentável e Coach profissional de projeto social.

Atualmente, cerca de 3 mil voluntários sociais promovem atividades para os pacientes nos hospitais públicos. Desses, aproximadamente dois mil fazem parte de associações. Por isso, o objetivo é aumentar a rede de voluntários, bem como ampliar o debate para estimular a organização formal em associações.

ENTENDA – No voluntariado existem projetos de muita sensibilidade e criatividade que normalmente demandam grande esforço e empenho de seus idealizadores para efetivar suas ações. Entretanto, assume um caráter temporário, por não serem reconhecidos, nem terem uma estrutura organizacional. Já na forma de associações há projetos duradouros e reconhecimento, o que agrega mais voluntários, colaboradores e apoiadores, tornando-os sustentáveis.

DATA – O Dia Nacional do Voluntário foi instituído no Brasil em 1985. A data foi criada para homenagear o trabalho das pessoas que atuam como voluntárias em causas para o bem da comunidade.

SERVIÇO
II Fórum Brasília Cidadã
DATA: 28/8/17
Horário: das 8h às 12h30