Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/17 às 19h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Encontros debatem vigilância em saúde no DF

COMPARTILHAR

Objetivo é fortalecer discussões para as conferências locais e nacional

BRASÍLIA (15/8/17) – A primeira Reunião de Nivelamento Regional de Vigilância em Saúde foi promovida nesta terça-feira (15), no auditório do Estádio Mané Garrincha. Com a participação de 70 servidores da área que atuam nas regiões Centro-Sul e Norte, o evento tem como objetivo impulsionar o debate sobre vigilância em saúde no DF.

“A perspectiva das reuniões de nivelamento é antecipar os debates das conferências de Vigilância em Saúde locais e nacional”, enfatizou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Marcos Quito. Os encontros estão previstos para outubro e novembro deste ano, respectivamente.

“A ideia é que os nossos servidores discutam a situação do DF para trabalhar propostas para reorganização da vigilância em saúde, responsável por ações de promoção e prevenção em saúde fundamentais para a população, como imunização, controle sanitário, saúde do trabalhador e combate a vetores de doenças como o mosquito transmissor da dengue”, complementou o diretor de Vigilância Sanitária, Manoel Neto.

As reuniões de nivelamento enfocam, principalmente, a Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro. Também serão debatidos temas secundários como o lugar da vigilância em saúde no SUS, Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde, Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde e Vigilância em saúde participativa.

CONFERÊNCIAS – As conferências foram convocadas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, conforme Resolução nº 535, de 19 de agosto de 2016. Pela primeira vez o evento será promovido tanto a nível local, quanto nacional. Na Conferência Distrital, serão eleitos delegados e escolhidas propostas de políticas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

PARTICIPAÇÃO – O evento é dirigido aos gestores e trabalhadores da Vigilância e Assistência à Saúde, dos níveis central e regional, das superintendências, diretorias regionais de Atenção Primária à Saúde, Gerência de Serviços de Atenção Primária, núcleos de Vigilância da Atenção Primária à Saúde e Hospitalar, de Inspeção de Vigilância Sanitária e de Vigilância Ambiental, laboratórios regionais de Saúde e diretorias hospitalares, entre outros.

Gestores e trabalhadores interessados em participar podem preencher as fichas de inscrição aqui. Para cada dia de evento, são abertas 100 vagas.

Reuniões Regionais de Nivelamento de Vigilância em Saúde
17/8: Região Sul
22/8: Região Norte e Leste
24/8: Região Oeste e Sudoeste 
Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrinha – Portão 5